Escassez e compartilhamento são temas em discussão no Seminário Internacional Águas pela Paz

Águas pela Paz

Publicado em 11/01/2018 - 20:02 Por Victor Ribeiro - Brasília

Brasília recebe até esta sexta-feira (12) as atividades do 2º Seminário Internacional Águas pela Paz. O evento reúne ambientalistas, ativistas, religiosos e representantes do governo, e é preparatório para o Fórum Mundial da Água e o Fórum Alternativo Mundial da Água, que ocorrem no mês de março, também na capital.

 

O idealizador do seminário é o líder espiritual Sri Prem Baba. Ele destacou que a água é a origem da vida e está acabando em todo o mundo.

 

Alguns especialistas apontam que, assim como ocorreu com o petróleo no século 20, este século pode ser marcado por conflitos pela água. Para o representante da Unesco no Brasil, Maximiliano Lombardo, o segredo está em aprender a compartilhar a água.

 

O Fórum Mundial da Água será do dia 18 a 23 de março e o Fórum Alternativo Mundial da Água, do dia 17 a 22, também de março. A diferença é que o Fórum Mundial debate ações de governo para cuidar da escassez de água, enquanto o fórum alternativo é um espaço para a expressão dos movimentos sociais.

 

De acordo com a organizadora do Fórum Alternativo, Ana Laíse Silva, a água deve ser vista como um direito e não um negócio.

 

O presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, que também organiza o Fórum Mundial, concorda com a ativista.

 

A programação presencial do 2º Seminário Águas Pela paz termina nesta sexta, mas as atividades pela internet vão até domingo. Para saber mais, acesse aguaspelapaz.eco.br.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo