Estados da Amazônia não tiveram casos de febre amarela nos últimos seis meses

Controle epidemiológico

Publicado em 20/01/2018 - 15:43 Por Renata Martins - Brasília

Apesar de estarem em área de risco, estados da Amazônia não registraram casos de febre amarela nos últimos seis meses. Os dados foram divulgados essa semana pelo Ministério da Saúde.

 

No Brasil, 35 casos foram confirmados de 1º de julho do ano passado a 14 de janeiro deste ano. Vinte pessoas morreram no país em decorrência doença em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

 

Em nove estados da Amazônia, área considerada endêmica por conta da presença de matas intensas. a vacina contra a febre amarela está incluída no Calendário Nacional de Vacinação.

 

Para evitar uma corrida aos postos de saúde, gestores da Amazônia tentam tranquilizar a população. A prefeitura de Manaus, por exemplo, descartou o risco de um surto de febre amarela na cidade. No Maranhão, o governo afirmou que reforçou a vigilância, mas que está há 23 anos sem registrar um caso.

 

Em Mato Grosso, a secretária de Saúde registrou que 75% da população está vacinada. O último caso de morte por febre amarela ocorreu em 2009. Já governo acriano destacou que o estado não tem registro da doença há mais de 70 anos.  O último caso confirmado em Rondônia foi registrado em 2001, em Porto Velho. De acordo com a secretária de Saúde, a maioria da população rondoniense já foi imunizada.

 

No Pará, de 2010 a 2017, 20 casos de febre amarela foram confirmados. Dez pessoas morreram em decorrência da doença. A maioria dos óbitos - sete, ocorreram no primeiro semestre do ano passado em cidades do interior. De acordo com a coordenadora de Imunização no Pará, Jaíra Ataíde, a situação este ano é de maior controle.

 

Em toda a região da Amazônia a vacinação permanece seguindo a dose normal, sem fracionamento.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo