Governo do DF assina contratos com catadores para galpões de triagem de recicláveis

Lixão da Estrutural

Publicado em 20/01/2018 - 09:55 Por Sumaia Villela - Brasília

Oito cooperativas de catadores de material reciclável, que atualmente vivem dos resíduos encontrados no Lixão da Estrutural, assinaram contrato com o governo do Distrito Federal para trabalhar em cinco galpões de triagem alugados pelo GDF. O acordo é uma das medidas necessárias para acabar com o maior lixão da América Latina.

 

O governador Rodrigo Rollemberg  garantiu que o fechamento do lixão está sendo feito com a inclusão produtiva dos catadores que dependem do local para viver.

 

O governo anunciou ainda a entrega de 800 equipamentos para os galpões de triagem, como balança eletrônicas, empilhadeiras e esteiras. Também foram assinados contratos com sete cooperativas de catadores para fazerem a coleta seletiva em dez regiões.

 

Catadores da Estrutural, no entanto, afirmam que a alternativa encontrada pelo governo está longe da ideal. O representante do Movimento Nacional de Catadores e membro de uma das cooperativas do lixão, Ronei Alves da Silva, lembra que o prometido foi a construção de 12 centrais de triagem, e não o aluguel dos espaços, além da implantação de uma coleta seletiva mais ampla.

 

Admitindo que a diminuição de resíduos entregues aos catadores será uma realidade, o GDF criou uma compensação financeira temporária. Os trabalhadores dos galpões vão ter direito 360 reais por mês, mais uma remuneração por tonelada de resíduos separados, que varia entre 250 reais a 350 reais.

 

Um contrato de capacitação profissional também foi assinado com o Senai e a Federação das Indústrias do Distrito Federal.

Últimas notícias
Geral

Onda de frio derruba as temperaturas no Rio de Janeiro

Pelo segundo dia seguido, o Parque Nacional de Itatiaia, no sul do estado do Rio de Janeiro, registrou temperaturas negativas e geada na parte alta.

Baixar arquivo
Educação

Inscrições para o Enem terminam no próximo sábado (21)

A taxa é de R$ 85, e poderá ser paga via Pix, cartão de crédito ou por boleto bancário até o dia 27 deste mês.

Baixar arquivo
Educação

Câmara aprova texto-base de projeto que regulamenta o homeschooling

Os destaques devem ser  analisados nesta quinta-feira pelos deputados.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: há 40 anos, Sophia Loren era presa por evasão fiscal

 A atriz de origem italiana havia acabado de desembarcar de um avião no aeroporto de Roma, na Itália. Aos 47 anos, Sophia Loren foi condenada a 30 dias de reclusão por ter deixado de pagar 180 mil dólares de impostos na década de 1960.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas do futebol

Na Taça Libertadores da América, o Athletico Paranaense venceu o Libertad por 2 a 0, o América Mineiro empatou com Tolima, na Colômbia, em 2 a 2, já o Palmeiras venceu o Emelec por 1 a 0.

Baixar arquivo
Cultura

Região Sul do país traz ações especiais na Semana Nacional dos Museus

O Museu do Olho em Curitiba - PR realiza palestras, oficinas e debates. Na cidade de Joinville - SC é possível conhecer o Museu Arqueológico de Sambaqui. Já em Porto Alegre - RS, o convite é para uma visita ao Museu de História da Medicina.

Baixar arquivo