Governo do DF assina contratos com catadores para galpões de triagem de recicláveis

Lixão da Estrutural

Publicado em 20/01/2018 - 09:55 Por Sumaia Villela - Brasília

Oito cooperativas de catadores de material reciclável, que atualmente vivem dos resíduos encontrados no Lixão da Estrutural, assinaram contrato com o governo do Distrito Federal para trabalhar em cinco galpões de triagem alugados pelo GDF. O acordo é uma das medidas necessárias para acabar com o maior lixão da América Latina.

 

O governador Rodrigo Rollemberg  garantiu que o fechamento do lixão está sendo feito com a inclusão produtiva dos catadores que dependem do local para viver.

 

O governo anunciou ainda a entrega de 800 equipamentos para os galpões de triagem, como balança eletrônicas, empilhadeiras e esteiras. Também foram assinados contratos com sete cooperativas de catadores para fazerem a coleta seletiva em dez regiões.

 

Catadores da Estrutural, no entanto, afirmam que a alternativa encontrada pelo governo está longe da ideal. O representante do Movimento Nacional de Catadores e membro de uma das cooperativas do lixão, Ronei Alves da Silva, lembra que o prometido foi a construção de 12 centrais de triagem, e não o aluguel dos espaços, além da implantação de uma coleta seletiva mais ampla.

 

Admitindo que a diminuição de resíduos entregues aos catadores será uma realidade, o GDF criou uma compensação financeira temporária. Os trabalhadores dos galpões vão ter direito 360 reais por mês, mais uma remuneração por tonelada de resíduos separados, que varia entre 250 reais a 350 reais.

 

Um contrato de capacitação profissional também foi assinado com o Senai e a Federação das Indústrias do Distrito Federal.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo