Ministra Cármen Lúcia deve ir ao presídio de Aparecida de Goiânia

Rebelião

Publicado em 04/01/2018 - 14:41 Por Dayana Vitor - Brasília

Na próxima semana, a presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Cármem Lúcia deverá ir a Aparecida de Goiânia verificar a situação do sistema penitenciário de Goiás. Ela poderá até vistoriar outros presídios que ainda não passaram por inspeção.

 

Na quarta-feira, Carmem Lúcia conversou por telefone com o governador do estado, Marconi Perillo. Os dois falaram por cerca de 20 minutos a respeito da crise no sistema penitenciário de Goiás e também da situação carcerária em todo o país.

 

Durante a conversa, Perillo pediu reuniões com a própria presidente do STF e com o ministro da Justiça, Torquato Jardim. Uma para tratar do sistema penitenciário goiano, que está em crise após a rebelião do dia 1º de janeiro no Complexo Penitenciário de Aparecida que resultou em nove mortes, 14 feridos e 99 fugas.

 

A segunda, seria entre os governadores de todo os estados brasileiros  e representantes da segurança do Executivo federal.

 

A crise carcerária no estado fez com que a Secretaria de Segurança Pública criasse a Diretoria Geral do Sistema Prisional para tratar da situação carcerária do Goiás. Com isso, a de segurança pública e administração penitenciária não responde mais pelo setor.

 

O governo do estado chegou a divulgar dados sobre investimentos no setor no ano passado. Segundo a assessoria, foram R$ 3 bilhões investidos na segurança e no sistema penitenciário, enquanto a União repassou R$  30 milhões para a área.

 

* Matéria atualizada às 16h25 para acréscimo de informações.

Últimas notícias
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Sesai diz estar comprometida com medidas para saúde indígena

Entre as medidas que deverão ser adotadas pela Secretaria de Saúde Indígena, estão: expandir a telemedicina; capacitar o corpo técnico do Subsistema de Saúde Indígena; e melhorar a articulação entre os órgãos do Poder Executivo.

Baixar arquivo