MP do DF notifica Netshoes sobre vazamento de dados de quase 2 milhões de clientes

Comércio Eletrônico

Publicado em 26/01/2018 - 19:26 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios recomendou à empresa Netshoes que comunique o vazamento de dados pessoais aos clientes atingidos pelo ataque.

 

Em dezembro, um hacker conseguiu ter acesso a nome completo, data de nascimento, CPF, valor gasto e data da última compra de quase 2 milhões de clientes no Brasil. O autor do ataque não conseguiu obter as senhas e ou dados de cartões de crédito.

 

Entre os e-mails aos quais o hacker teve acesso estão contas de órgãos públicos que lidam com informações estratégicas, como Presidência da República, Polícia Federal, Ministério da Justiça, Advocacia-Geral da União, Tribunal de Contas da União, Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal.

 

O gerente-executivo de Sistemas de Informação e Comunicação Adriano Adoryan explicou os riscos envolvidos nesse vazamento.

 

De acordo com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios foi um dos maiores incidentes de segurança registrados no Brasil. O MPDFT também recomendou que a Netshoes não faça qualquer tipo de pagamento ao autor do ataque, seja na forma de moeda real ou virtual.

 

Entre os dados vazados estão códigos de referência das compras no site, que indicam, por exemplo, a aquisição de produtos de saúde, como monitor de pressão arterial. São informações pessoais sensíveis dos titulares. Adriano Adoryan recomendou cuidado no uso do e-mail de trabalho.

 

Depois de ser notificada, a Netshoes terá três dias úteis para informar se vai acatar ou não as recomendações do Ministério Público. O órgão alertou que, se a empresa não comunicar o vazamento aos clientes, vai ajuizar uma Ação Civil Pública por danos morais e materiais causados aos consumidores.

Últimas notícias
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo
Saúde

Mortes por dengue em 2024 já superam as do ano passado em 37%

São 1.601 óbitos confirmados neste ano. Outras 2 mil mortes estão em investigação, e o total de casos da doença já passa de 3,5 milhões.

Baixar arquivo
Cultura

Programação do aniversário de Brasília tem show de Alok neste sábado

O palco para a atração do DJ é em formato de pirâmide e tem quase 30 metros. O show dele deve ocorrer a partir das 21h30, mas antes disso já vai ter muita música por lá. 

Baixar arquivo
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extraordinários

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo