MP do Rio conclui que gravações do presídio em que estava Garotinho podem ter sido manipuladas

Denúncia de agressão

Publicado em 21/01/2018 - 10:56 Por Ìcaro Matos - Rio de Janeiro

As gravações do sistema de monitoramento da Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na zona norte do Rio de Janeiro, podem ter sido manipuladas no dia em que o ex-governador do Estado Anthony Garotinho alega ter sido agredido dentro do presídio, na madrugada de 24 de novembro do ano passado. Esta é a conclusão de uma perícia feita pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com o laudo, há fortes indícios de interferência humana na gravação do fluxo de imagens.

 

Os peritos apontaram que a câmera 4, uma das que monitora a galeria B, onde estava Garotinho, teve a gravação interrompida por volta de meia-noite e só voltou a funcionar quase às duas da madrugada, ou seja, ficou inoperante justamente no período em que a suposta agressão teria ocorrido. Já a câmera 3, que também monitora a galeria B, teve a imagem congelada no mesmo período.

 

Outra incompatibilidade encontrada pelos peritos foi o fato de a câmera 4 registrar as imagens de Garotinho batendo palmas para alertar os agentes penitenciários depois do suposto ataque, ação que não foi gravada pela câmera 3, que também cobria a área.

 

Além disso, o laudo aponta ainda que a câmera 12 , que fica no pátio e cobre a entrada da Galeria B, também foi desligada por volta de meia-noite e só voltou a funcionar quase às duas da madrugada,  impossibilitando ver se alguém entrou ou saiu do pavilhão no período.

 

O laudo será anexado ao inquérito policial criminal que apura o caso e que ainda está em andamento. No mesmo dia da suposta agressão Garotinho foi transferido para o Complexo Penitenciário de Bangu, na zona oeste do Rio, mas atualmente está em liberdade, beneficiado por um habeas corpus concedido pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, no processo em que o ex-governador é acusado de crimes eleitorais.

 

A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e a defesa de Garotinho foram procuradas para se manifestar sobre o assunto, mas não responderam até o fechamento da reportagem.
 

Últimas notícias
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo