MPF pede a Moro que declare falsos recibos de aluguel de apartamento de Lula

Lava Jato

Publicado em 12/01/2018 - 10:28 Por Danyele Soares - Brasília

O Ministério Público Federal (MPF) pediu ao juiz federal Sérgio Moro que declare como falsos os recebidos de aluguel apresentados pela defesa do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva no processo em que investiga o suposto pagamento de propina ao petista, pela empreiteira Odebrecht.


No ano passado, os advogados de Lula apresentaram recibos de aluguel assinados pelo empresário Glauco da Costamarques, dono do apartamento vizinho ao do ex-presidente.


O empresário atesta as quantias recebidas da ex-primeira dama Marisa Letícia, mas dois recibos apresentam datas que não existem no calendário.


A defesa também já apresentou o contrato de locação. Os documentos foram divulgados após Moro perguntar se Lula tinha como comprovar os pagamentos feitos ao dono do imóvel, já que a acusação sustenta que o apartamento foi comprado por Glauco com dinheiro da Odebrecht e que pertenceria, na verdade, ao ex-presidente.


Agora, nas alegações finais, a Força-Tarefa da Lava Jato diz que diante das evidências da falsidade do documento, se compreende que a defesa de Lula construiu a fantasiosa versão sobre o encontro dos recibos e que não convence ninguém.


Os procuradores dizem, ainda, que os documentos foram produzidos para para esconder a real propriedade do apartamento.

 

* Matéria atualizada às 16h30 para acréscimo de informações.

Últimas notícias
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo