Nível do Rio Madeira chega a 14,78 metros; decretado estado de alerta em Porto Velho

Cota

Publicado em 22/01/2018 - 20:47 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

A Defesa Civil de Porto Velho, em Rondônia, decretou estado de alerta após a elevação da cota do Rio Madeira. Na sexta-feira, a cota atingiu 14 metros e 55 centímetros.

 

Nesta segunda-feira, o nível do rio chegou aos 14 metros e 78 centímetros. Cerca de mil famílias estão em áreas consideradas de risco, localizadas em diferentes bairros da capital de Rondônia.

 

O coordenador de Proteção e Defesa Civil de Porto Velho, Marcelo Santos, pede atenção da comunidade, mas afirma que não há motivo para pânico.

 

O estado de alerta em Porto Velho tem vigência de 90 dias e representa o reconhecimento por parte do poder público de uma situação atípica e tem como objetivo mobilizar todos os órgãos e entidades da administração pública,

 

Em 2014, Porto Velho registrou a maior cheia da série histórica, com a cota do Rio Madeira em 19 metros e 74 centímetros. A expectativa para este ano é que a cota fique entre 16 e 17 metros. Em caso de inundação, para solicitar apoio, a população deve ligar para o número 199.

Últimas notícias
Política

TCU aprova contas do governo federal de 2021 com ressalvas

Dentre os problemas apontados estão: o desvio de finalidades na aplicação de recursos da Seguridade Social; e a aplicação abaixo do previsto em projetos de irrigação na região Centro-Oeste.

Baixar arquivo
Geral

Entenda como funciona o golpe com criptomoedas chamado de "rug pull"

Um novo golpe está tirando o sono de quem investe em criptomoedas. É o chamado “rug pull”, expressão que, em inglês, significa “puxada de tapete”.
 

Baixar arquivo
Justiça

Caso Henry Borel: acusada pela morte do filho, Monique volta à prisão

Ela deve permanecer, por decisão da Justiça, até que sejam apuradas as supostas ameaças que alegou ter recebido no presídio onde estava antes de ser autorizada a prisão domiciliar. 

Baixar arquivo
Geral

Governo faz acordo com WhatsApp para alertas de desastres naturais

O Ministério do Desenvolvimento Regional assinou um acordo de cooperação técnica nesta quarta-feira (29) com o Whatsapp para emitir alertas de desastres à população em todo o país.

Baixar arquivo
Cultura

Arte Clube: cineasta Vladimir Carvalho é tema de documentário

De acordo com Márcio de Andrade, o documentário promove um diálogo de ideias e imagens entre o cinema de Vladimir Carvalho, e o irmão dele, o fotógrafo de cinema e diretor Walter Carvalho.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19 mata duas crianças menores de 5 anos por dia no Brasil

Segundo a Fiocruz, enquanto no Mato Grosso a proporção de mortes em 2020 e 2021 ficou em 0,12 a cada mil nascidos vivos, no Sergipe a taxa sobe para 1,24: dez vezes mais.

Baixar arquivo