Novas regras para aplicativos de transporte em SP entram em vigor nesta quarta-feira

São Paulo

Publicado em 09/01/2018 - 19:07 Por Nelson Lin - São Paulo

A partir desta quarta-feira, dia 10, motoristas de aplicativos de transporte estarão sujeitos as novas regras de funcionamento na cidade de São Paulo.

 

De acordo com a resolução 16, os motoristas de aplicativo precisarão estar cadastrados na prefeitura e ter feito um curso de direção defensiva específico para essa categoria.

 

Além disso, o veículo utilizado para trabalho pode ter 5 anos de fabricação e precisa ter adesivo identificador do aplicativo, além de precisar ter placa da cidade de São Paulo.

 

As empresas de aplicativos, como 99taxi e Uber, estão em campanha aberta contra as regras dessa nova resolução. De acordo com notas divulgadas publicamente, eles criticam o excesso de burocratização, o requerimento de cadastros de motoristas e veículos junto à prefeitura, e também da obrigatoriedade do limite de idade veicular inferior ao dos taxis, que é de 10 anos.

 

Já a associação de motoristas de aplicativo se demonstra favorável com alguns aspectos da regulamentação, como a obrigatoriedade do curso de formação, mas também lembra que os cerca de 70 mil motoristas não foram ouvidos na formulação da resolução, conforme explicou o presidente, Valter Luiz de Carvalho.

 

Ele defende, entre outras coisas, que o tempo de fabricação do veículo seja estendido para 8 anos, e se diz contrário à obrigatoriedade dos adesivos identificadores por questões de segurança.

 

A prefeitura de São Paulo foi questionada a respeito da possibilidade de flexibilizar as regras ou até mesmo de prorrogar a vigência das novas regras, mas não deu retorno até o fechamento da reportagem.

Últimas notícias
Geral

Corpos encontrados em barco no Pará são temporariamente sepultados

Cerimônia laica foi promovida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Organização Internacional para as Migrações e a Agência da ONU para Refugiados, além das instituições que participaram do resgate. O procedimento permite que eles possam ser sepultados em outro local.

Baixar arquivo
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Voleibol: Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição.

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo