Publicado em 18/01/2018 - 17:02 Por Renata Martins - Brasília
A movimentação nos centros de saúde e nas Upas - Unidades de Pronto Atendimento em Rio Branco, capital acreana, tem aumentado devido a um surto de conjuntivite.
Nos 17 primeiros dias de 2018, 356 casos da doença foram notificados, segundo o departamento de Vigilância Epidemiológica do município. A conjuntivite costuma ter uma maior incidência nesta época por ser um período em que as pessoas frequentam mais lugares públicos, como clubes e piscinas.
A higiene pessoal está entre os principais cuidados para se prevenir da doença que ataca os olhos. Socorro Martins, diretora da Vigilância Epidemiológica de Rio Branco chama atenção para algumas precauções.
A conjuntivite é uma inflamação ocular e os principais sintomas são vermelhidão e coceira nos olhos, que também podem ficar lacrimejando. Na forma mais comum, a viral, tem também a sensação de areia dentro dos olhos. A recuperação pode levar até duas semanas.
É importante ir ao médico. Socorro Martins alerta para a automedicação.
Apesar de alto, de acordo com a diretora de vigilância, a expectativa é que o número de casos seja menor que os de 2017, quando a doença teve mais de 3.500 registros por causa das mudanças climáticas.