Rio decreta situação de emergência em cidades do norte do estado por causa da estiagem

Estiagem

Publicado em 26/01/2018 - 17:19 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O governo do estado do Rio de Janeiro decretou situação de emergência nos municípios de Natividade, Itaperuna e São Francisco de Itabapoana pela estiagem registrada nos últimos meses . O decreto foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira

 

Segundo o governo, as três cidades do norte fluminense já registram prejuízos na produção agrícola com a pouca ocorrência de chuvas somente em Natividade, produtores locais já teriam acumulado perdas de R$ 5 milhões


A meterologista Marlene Leal do Instituto Nacional de Meteorologia explica que uma massa de ar tropical está sobre parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste e têm impedido o avanço de frentes frias, que chegam do Sul


A boa notícia é que esse bloqueio deve ser rompido nos próximos dias  e chuvas que podem ser fortes são esperadas para toda a região sudeste


O Inmet informou ainda  que a situação de estiagem atual também decorre do deficit de chuva nos últimos meses.

 

Em Itaperuna, por exemplo, choveu apenas 15% do que era esperado para o mês de outubro   e a precipitação também foi 45% abaixo em dezembro .


Já no mês de janeiro  o decréscimo com relação à expectativas é de 35% . O decreto do governo do estado terá vigência de 180 dias e libera os municípios para contratar serviços e obras sem licitação, desde que sejam para atender à situação de emergência.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa segunda

Meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários. São quase 80 milhões de pessoas em todo país.

Baixar arquivo
Saúde

Serrana é primeira cidade a concluir vacinação em massa contra covid

Todos os moradores com mais de 18 anos tiveram direito à vacina, o equivalente a cerca de 28 mil pessoas no município que tem pouco mais de 46 mil habitantes.

Baixar arquivo
Esportes

Flamengo vence Palmeiras nos pênaltis e é bicampeão da Supercopa

O atual campeão brasileiro Flamengo venceu neste domingo (11) o Palmeiras, atual campeão da Copa do Brasil, pelo placar de 6 a 5, nos pênaltis.

Baixar arquivo
Política

Agenda da semana tem CPI da Covid-19 e nova Lei da Segurança Nacional

A CPI da Covid-19; um projeto para revogar decretos presidenciais que ampliaram o acesso a armas e munições; e uma proposta para substituir a atual Lei de Segurança Nacional estão entre os temas desta semana no Congresso.

Baixar arquivo
Justiça

STF deve julgar instalação da CPI da Covid-19 na quarta (14)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, antecipou para esta quarta-feira (14) o julgamento em plenário sobre a instalação da CPI da Covid-19 no Senado Federal.

Baixar arquivo
Política

Munhoz de Melo (PR) realiza eleição neste domingo

Os pouco mais de 3,3 mil eleitores da cidade da região Norte Central paranaense terão que escolher um novo prefeito e vice-prefeito apenas cinco meses após a eleição municipal de 2020.

Baixar arquivo