Futuro da segurança no trânsito depende de mudança de consciência e aplicação de políticas públicas

Especial

Publicado em 17/02/2018 - 10:27 Por Ana Lúcia Caldas - Brasília

José Leandro Seixas morador de São José do Rio Preto, perdeu a mãe Ernestina, em 2016.

 

No dia 11 de janeiro deste ano foi sancionada a lei que cria que cria o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, que pretende ao final de 10 anos, reduzir a pelo menos a metade o índice nacional de mortos por grupo de veículos e também o de mortos por grupo de habitantes.

 

Os 26 estados e o Distrito Federal terão que atingir metas, fixadas pelo Contran, Conselho Nacional de Trânsito , baseadas nas propostas fundamentadas dos órgão envolvidos, entre eles o Departamento de Polícia Rodoviária Federal.

 

Para José Aurélio Ramalho, do Observatório Nacional de Segurança Viária, o plano deveria ter sido aprovado há muito tempo. 

 

Fernando Diniz que perdeu o filho em um acidente argumenta que é hora de acabar com a impunidade. 

 

Para o inspetor da Polícia Rodoviária Federal Diego Brandao a expectativa é de que a tendência de queda no número de acidentes registradas no último balanço continue. 

 

O especialista em Segurança no Trânsito , Davi Duarte, avalia que além de políticas públicas, mas que a responsabilidade não é apenas dos governos federal, estaduais e municipais, mas também do motorista e de todos que participam do trânsito.

 

Para a advogada Márcia Cristina da Silva, a educação para o trânsito no ensino médio pode formar motoristas mais conscientes.

 

A advogada lembra que pessoas não são estatísticas e que a preocupação com o outro pode salvar vidas.

 

Com produção de Adriana Shimoda e sonoplastia de Marcos Tavares. 

Últimas notícias
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro confirma transmissão local da Varíola dos Macacos

Os pacientes são dois homens que não têm histórico de viagem internacional ou contato com estrangeiros. Eles estão sendo monitorados e encontram-se em isolamento domiciliar.

Baixar arquivo
Educação

Provas da 2ª etapa do Revalida ocorrem neste final de semana

O processo permite que candidatos que se formaram no exterior no curso de medicina validem o diploma no Brasil para poderem exercer a profissão por aqui.

Baixar arquivo
Política

Vereador do Rio, Gabriel Monteiro, é denunciado por assédio sexual

Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou o vereador carioca Gabriel Monteiro (PL) pelos crimes de importunação e assédio sexual. Segundo o MP, os crimes estão previstos no Código Penal e foram cometidos contra uma ex-assessora, de 26 anos.

Baixar arquivo
Esportes

Rio recebe competição de ciclismo do Tour de France

Depois de passar pelo interior paulista, com disputas na cidade de Cunha, o evento ganha agora sua oitava edição na capital fluminense.

Baixar arquivo