Governo do DF descarta risco de desabamento da barragem do Paranoá

Distrito Federal

Publicado em 07/02/2018 - 17:37 Por Sayonara Moreno - Brasília

O Governo do Distrito Federal descartou qualquer risco de desabamento na barragem do Lago Paranoá, geradora de energia elétrica.

 

O alerta veio à tona quando o engenheiro Luiz Carlos Botelho, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal, disse que a circulação de veículos na via sobre a barragem pode provocar o rompimento, embora admita que não há laudo técnico que ateste a informação.

 

Por conta do alerta, o Secretário da Casa Civil do DF, Sergio Sampaio, destacou que a vistoria da barragem é feita de forma rigorosa e atendendo à legislação.

 

Diante da repercussão do assunto, o alerta ganhou maior proporção depois que uma parte do viaduto do Eixão Sul veio abaixo, na última terça-feira. No domingo, parte do estacionamento de um prédio na Asa Norte caiu sobre mais de vinte carros.

 

As ocorrências geraram receio na população e o Governo de Brasília enxergou a necessidade de tranquilizar os moradores do DF.

 

Em nota, o GDF garante que não há risco de rompimento da barragem do Paranoá. Segundo o texto, a Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL, fiscalizou a estrutura em 2017 e não identificou nenhuma anomalia.

 

O governo argumenta, ainda, que um relatório solicitado pela CEB, em 2016, classificou a barragem como normal, sem a existência de problemas que podem prejudicar a estrutura .

Últimas notícias
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colombia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo