Ministério Público do DF apura responsabilidade sobre queda de parte de viaduto

Viaduto

Publicado em 08/02/2018 - 17:17 Por Sayonara Moreno - Brasília

Atos de improbidade administrativa são o alvo do inquérito civil aberto pelo Ministério Público do Distrito Federal, que vai investigar a responsabilidade na queda de parte do viaduto da Galeria dos Estados, na última terça-feira. Segundo o MPDF, existem evidências de omissão e ineficiência administrativa, no que diz respeito à preservação da estrutura.

 

O MPDF informou que pediu ao Tribunal de Contas do Distrito Federal, cópia do documento que relaciona os recursos públicos e para quais obras de manutenção foram destinados. Nesse documento, está relatado o estado de conservação de pontes, passarelas e viadutos de Brasília.

 

Além do tribunal de Contas, a Secretaria de Infraestrutura, o DER e a Novacap foram contatados para que enviem, também, uma lista detalhada de todos os processos administrativos de conservação de viadutos no DF, instaurados entre 2011 e 2017, incluindo o nome do responsável por unidade.

 

Segundo o ministério público, foi perguntado ao Governo de Brasília se existe um plano de conservação de obras de arte especiais no DF, principalmente em relação a viadutos e pontes. Todos os órgãos acionados devem responder em até dez dias, contados a partir da última quarta-feira.

 

Segundo o MPDF, o órgão já havia pedido providências do poder público, antes mesmo do acidente. Em 2016, um procedimento foi iniciado, para monitorar a manutenção e os reparos em pontes nas áreas tombadas do Plano Piloto.


O Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia chegou a enviar um relatório ao Ministério Público do DF, alertando para a necessidade de reparos urgentes em obras públicas e os órgãos responsáveis foram alertados.

 

No ano passado, um novo ofício foi enviado à Novacap, alertando para as condições estruturais nas pontes de Brasília.

 

Depois da queda de parte do viaduto, moradores da região Norte do DF se mobilizaram, na internet, pedindo providências em relação à Ponte do Bragueto. No abaixo-assinado digital, mais de três mil pessoas pedem a manutenção na estrutura, antes que a história se repita.  A Novacap e do GDF ainda não se posicionaram sobre o assunto .

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo