logo Radioagência Nacional
Geral

MP do Pará instaura investigação criminal contra empresa por vazamento em Barcarena

Crime Ambiental
Baixar
Mariana Martins
26/02/2018 - 18:11
Brasília

Ministério Público do Pará instaurou Procedimento Investigatório Criminal contra a empresa Hydro Alunorte para apurar a responsabilidade penal da empresa pelos possíveis crimes ambientais ocasionados pelo vazamento de resíduos tóxicos, no município paraense de Barcarena, no último dia 17 de fevereiro.

 

Este já é o terceiro inquérito que Ministério Público do Pará instaura desde quando moradores da cidade denunciaram o vazamento de rejeito de cor avermelhada, após fortes chuvas na região.

 

Os dois primeiros inquéritos foram civis, anteriores ao laudo do Instituto Evandro Chagas que, na semana passada, confirmou a contaminação e também a existência de uma tubulação clandestina na empresa.

 

O promotor do Ministério Público Estadual Daniel Barros explica a abertura do procedimento criminal.

 

O MP também fez uma série de recomendações à empresa e ao governo do Pará.

 

Entre as recomendações, está o pedido de embargo de uma das bacias de rejeitos e da imediata retirada da tubulação ilegal.

 

Também foi recomendado que o governo do estado implemente um sistema de coleta de denúncias da comunidade e reveja as áreas destinadas ao Distrito Industrial, preservando os territórios tradicionais.

 

Até o fechamento desta reportagem, a empresa Hydro Alunorte não respondeu aos pedidos de entrevista. Por meio de nota, a empresa nega que houve vazamento.


Procurada, a Secretaria de Meio Ambiente informou que uma equipe de fiscalização foi encaminhada ao local e que vai se pronunciar depois de uma resposta dessa equipe sobre a situação em Barcarena.

x