Seminário debate desafios para gestão da água e do saneamento no Brasil

Fórum da Água

Publicado em 01/02/2018 - 18:19 Por Mariana Martins - Brasília

Alternativas para superar o problema da insuficiência no tratamento dos esgotos no Brasil foi um dos temas debatidos na manhã desta quinta-feira em um seminário organizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o IPEA.

 


O seminário discutiu os desafios para a gestão da água e do saneamento no Brasil e busca reunir contribuições para implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas de número seis, que é assegurar até 2030 disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

 

* Título alterado às 18h57 do dia 01-02-18


Segundo o gerente de projetos da Secretaria de Saneamento do Ministério das Cidades, Marcelo Lelis, os serviços de esgotamento sanitário não deverão ser universalizados até o final de 2033, que o prazo final do Plano Nacional de Saneamento Básico do Brasil.

 


O presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento a AESBE, Roberto Tavares defende mudanças no marco regulatório do setor de saneamento. Tavares acredita que a desorganização do setor contribuiu para que não se alcance as metas do Plano Nacional de Saneamento Básico.

 

Para o Presidente Executivo do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, água e esgoto são direitos humanos que devem ser reivindicados ao poder público pela população.

 

De acordo com o Atlas Esgoto, lançado no ano passado, menos da metade dos brasileiros tem solução de esgotamento sanitário e apenas 39% dos dejetos produzidos são coletados.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo