logo Radioagência Nacional
Geral

TRF1 adia depoimento do ex-presidente Lula em ação da Operação Zelotes

Operação Zelotes
Baixar
Victor Ribeiro
15/02/2018 - 22:25
Brasília

O desembargador Néviton Guedes, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, sediado em Brasília, suspendeu, pela segunda vez, o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que é réu na ação penal da operação Zelotes. O primeiro interrogatório estava marcado para outubro e tinha sido adiado para a próxima na terça-feira, dia 20. Os motivos da suspensão não foram revelados e a Justiça ainda não marcou a data dos novos depoimentos.

 

Lula seria ouvido pelo juiz de primeira instância Vallisney Oliveira, que investiga se ocorreu tráfico de influência, lavagem de dinheiro e atuação de organização criminosa durante a aquisição dos caças suecos do modelo Gripen. As 36 aeronaves foram compradas nos anos de 2013 e 2014, já durante o governo da ex-presidenta Dilma Rousseff.

 

A operação também investiga a edição de uma medida provisória que teria beneficiado montadoras de carros ligadas ao filho do ex-presidente, Luís Claudio Lula da Silva. Além de Lula e Luís Claudio, a Justiça suspendeu o depoimento do lobista Mauro Marcondes. Pelo princípio da igualdade, também foi suspenso o interrogatório da mulher de Mauro, Cristina Maltoni.

x