Trocando em Miúdo: Do fundo da gaveta, gravações históricas da época da invenção do rádio

Trocando em Miúdo

Publicado em 15/02/2018 - 02:06 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

Nesse último 13 de fevereiro, a gente comemorou mais um Dia Mundial do Rádio, uma data criada pela Unesco, o órgão das Nações Unidas (ONU) destinado à educação. Então, nada melhor do que a gente ouvir um especial sobre o assunto com um presente melhor ainda, tenho a certeza, tirado dos meus arquivos lá no fundo da gaveta.

 

Neste Trocando em Miúdo pelo Dia Mundial do Rádio, além da história dos primeiros criadores, da primeira estação, você ainda pode ouvir a primeira voz gravada no Brasil, muito antes do rádio.

 

Pois escute este programa e, entre outros, ouça o próprio barão do Rio Branco, isso mesmo, em 1908. Além do Getúlio Vargas, do Carlos Lacerda e tantos outros.

 

Até porque a nossa participação neste Trocando em Miúdo está chegando ao fim.

 

Então, tá. Inté e axé.

 

 

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga o caso da mulher que levou cadáver do tio ao banco

Funcionários do banco desconfiaram que o homem estava morto na cadeira de rodas e chamaram o SAMU, que confirmou o óbito. O caso aconteceu em Bangu, no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Povo Guató cobra espaço nas discussões sobre o Estatuto do Pantanal

Em participação numa audiência do Senado, o cacique Carlos Henrique, da aldeia Aterradinho, pediu que o estatuto tenha “um olhar mais direito à população pantaneira, que sãos os indígenas e ribeirinhos”. Os Guatós pedem que o estatuto inclua estudos antropológicos para a regularização fundiária.

Baixar arquivo
Geral

Governo retoma Conselho Nacional de Política Indigenista

O colegiado foi fechado em 2019 no governo de Jair Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Geral

Inmet prevê frente fria no Sul do Brasil nos próximos dias

Em São Paulo, a temperatura vai cair, também, a partir desta quinta (18), com chance de chuvas e alagamentos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Répteis de solo arenoso serão extintos com aumento de temperaturas

É o que aponta um estudo do Instituto de Biologia da Unicamp Universidade Estadual de Campinas. O resultado da análise mostra que, em 2040, mesmo com níveis moderados de gases de efeito estufa, o lagarto do rabo vermelho vai deixar de existir.

Baixar arquivo