Brasil vai aumentar áreas marinhas protegidas para 25%

Meio Ambiente

Publicado em 06/03/2018 - 08:45 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Brasil vai ampliar as áreas de proteção ambiental no mar. O anúncio foi feito nessa segunda-feira (5) após uma reunião do presidente Michel Temer com ministros, empresários e representantes da sociedade civil.

 

As unidades de preservação serão criadas nos arquipélagos de Trindade e Martim Vaz, no Espírito Santo; e de São Pedro e São Paulo, em Pernambuco. O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, destacou o que essas novas áreas de proteção representam.

 

Sonora: “Hoje o Brasil tem 1,5% de proteção de áreas marinhas. Vamos pular para 25%. Internacionalmente, se aconselha que os países tenham em torno de 15%. Então, vamos dar um salto gigantesco.”

 

Cada um dos arquipélagos terá mais de 40 milhões de hectares definidos como área de proteção ambiental. Haverá também uma área considerada monumento natural marinho, que se estenderá por 6 milhões de hectares em Trindade e Martim Vaz, e 4 milhões de hectares em São Pedro e São Paulo.

 

Sarney Filho detalhou a diferença entre área de proteção ambiental e monumento natural marinho.

 

Sonora: “Vai se criar duas modalidades de unidades de conservação: a área de preservação ambiental, que é uma modalidade de uso direto, que você pode, através do plano de manejo permitir, organizadamente, a pesca e a exploração dos recursos naturais. E o monumento natural, que, nesse não, esse é restrito, não permite pesca, não permite atividades nessas áreas.”

 

Ainda de acordo com o ministro do Meio Ambiente, as duas áreas de preservação ambiental serão criadas por meio de decretos que o presidente Michel Temer vai assinar no próximo dia 18, durante o Fórum Mundial da Água.

 


* Colaboração: Kariane Costa

Últimas notícias
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo