Estudo mostra piora na qualidade dos rios da capital fluminense

Meio Ambiente

Publicado em 20/03/2018 - 21:23 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

A situação dos cursos d'agua que cortam a capital fluminense piorou, metade de 12 rios monitorados têm qualidade ruim e metade regular.

 

Essa é a conclusão de um levantamento da organização SOS Mata Atlântica divulgado nesta semana. Os dados fazem com que o Rio de Janeiro tenha os piores indicadores entre as 17 capitais dos estados do bioma Mata Atlântica.

 

Foram analisadas amostras de águas em regiões diferentes da cidade, como o Rio dos Macacos, que corta o Jardim Botânico, o Rio Catarino, em Realengo, na Zona Oeste e o Rio Joana, na Tijuca, na zona norte.

 

As medições nos 12 rios foram feitas por parceiros da SOS Mata Atlântica entre março de 2017 e fevereiro deste ano. Em comparação ao estudo anterior feito entre março de 2016 e fevereiro de 2017, os índices de qualidade ruim saltaram de 28,6% para 57% e os com qualidade regular cairam de 71% para 42,9%.

 

O levantamento foi divulgado exatamente na semana em que é realizado o Fórum Mundial da Água, em Brasília, e em que movimentos sociais e organizações realizam um Fórum Alternativo, para cobrar dos governos e empresas responsabilidade com o recurso natural.

 

Para o engenheiro sanitarista Alexandre Pessoa, professor pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz, os rios são um espelho das políticas pública de saneamento.

 

Alexandre destaca ainda a necessidade de um monitoramento e ações efetivas de recuperação por parte do poder público, levando em conta as águas naturais, os sistemas de drenagem e os sistemas de saneamento. O Instituto Estadual do Ambiente, o Inea, foi procurado, mas não se posicionou até o fechamento desta reportagem.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo