Fórum Alternativo Mundial da Água: Coordenadora denuncia o discurso da escassez

Recursos Hídricos

Publicado em 19/03/2018 - 20:16 Por Sayonara Moreno - Brasília

Movimentos sociais da América Latina e povos tradicionais brasileiros se reuniram, nesta segunda-feira, no FAMA, Fórum Alternativo Mundial da Água, em Brasília. No terceiro dia do evento, representantes participaram de debates e eventos culturais, que convergem para o tema “Água é um direito, não mercadoria”.

 

A coordenadora nacional do FAMA é Sônia Maranho, que faz parte do Movimento dos Atingidos por Barragens. Segundo ela, um dos principais objetivos do fórum alternativo é denunciar o discurso da escassez da água.

 

Como solução aos riscos de se privatizar a água, Sônia Maranho sinaliza que uma das propostas é a redistribuição do recurso hídrico, de forma justa.

 

Também participam do FAMA representantes de movimentos sociais, como os de mulheres, pastorais da terra, Movimento Sem Terra, povos indígenas, agricultores e quilombolas. O coordenador Executivo da APIB, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Alberto Terena, destaca a importância da demarcação e garantia dos direitos de povos tradicionais, para a preservação dos biomas e da água.

 

Um dos organizadores do FAMA, Thiago Ávila, explica que a agenda do evento foi pensada de forma colaborativa, em que todos os movimentos vão ser ouvidos, para o documento final do encontro, que vai citar acontecimentos como o de Barcarena e da barragem de Mariana e o acesso à água, pelas comunidades periféricas.

 

O Fórum Alternativo Mundial da Água acontece no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília, até o dia Mundial da água, 22 de março. Todas as informações estão em FAMA2018.ORG ou nas redes sociais do evento.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo