Fórum Mundial da Água: Ministro destaca a importância da integração do São Francisco

Fórum Mundial da Água

Publicado em 20/03/2018 - 19:14 Por Sayonara Moreno - Brasília

A estiagem é um desafio para o desenvolvimento da região Nordeste, na avaliação do  Ministro da Integração, Helder Barbalho. Segundo ele, a população não deve se conformar com essa realidade, mas se “indignar”. Para Barbalho, os números do Brasil, no que diz respeito à distribuição de água e acesso ao saneamento são um desafio a ser enfrentado.

 

A declaração do ministro foi dada no terceiro dia do Fórum Mundial da Água, em Brasília. Ele participou de um painel sobre crises hídricas no Brasil, ao lado dos governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg e do Ceará, Camilo Santana.

 

O ministro falou, também, sobre a importância de obras e programas de assistência às famílias que vivem em locais onde a seca é intensa.

 

Como projeto futuro, o Ministro da Integração destacou a urgência em estudos de viabilidade para a integração das bacias do Tocantins e do São Francisco, levando em conta a diferença de biomas, a distância e os custos operacionais.

 

Os três governadores que estiveram no encontro são de locais onde a crise hídrica se intensificou. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, defendeu o fim da tributação sobre o saneamento ou a destinação desse dinheiro para um fundo.

 

O Distrito Federal passa por racionamento de água há mais de um ano e, segundo o governador Rodrigo Rollemberg, o crescimento populacional, a falta de investimento, a ocupação desordenada e a redução no volume de chuvas foram determinantes para a crise hídrica.

 

Ele argumenta que diversas ações emergenciais foram implantadas para captação de água, como forma de combater o problema. O Fórum Mundial da Água acontece até a próxima sexta-feira em Brasília. Toda a programação está no site worldwaterforum8.org
 

Últimas notícias
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo