Fundação e pilares de viaduto que desabou em Brasília serão aproveitados

Viaduto de Brasília

Publicado em 05/03/2018 - 09:41 Por Sumaia Villela - Brasília

Quase toda a estrutura do viaduto do Eixo Rodoviário que desabou parcialmente em Brasília será aproveitada. Nessa sexta-feira (2), depois de reunião do Grupo de Trabalho responsável por definir como será feita a recuperação da estrutura, o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagens do DF, Márcio Buzar, anunciou o que foi decidido.

 

A fundação e os pilares que sustentam o viaduto vão ser mantidas. O que vai ser trocado são os balanços, também chamados de asas, que ajudam os pilares a sustentar a laje do viaduto, exatamente a parte que rompeu e causou o desastre. Quanto à laje, que recebe o asfalto, não teve consenso. Será feito um estudo para definir o que é mais barato: recuperar ou trocar tudo, segundo o diretor do DER, Márcio Buzar.

 

A reportagem questionou se as duas opções são igualmente seguras. O diretor respondeu que são.

 

O orçamento da obra ainda não foi estimado. A previsão, segundo o governo, é que, na próxima semana, seja divulgado o valor. E, em no máximo dois meses, que a licitação seja concluída. A promessa é que o viaduto fique completamente pronto ainda este ano.

 

Quanto à causa do desabamento, o diretor do DER, Márcio Buzar, afirmou que uma infiltração que durou anos danificou a armadura das asas do viaduto. Isso porque, segundo ele, nunca foi feita manutenção na estrutura.

 

Os detalhes da obra e da causa do acidente vão estar em um relatório do grupo de trabalho. A estimativa é divulgar o documento na semana que vem, quando também sai uma nota técnica dos pesquisadores da UnB que coletaram material do viaduto de forma independente.


 

Últimas notícias
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Demógrafa aponta fatores de alta da população indígena em 30 anos

A Radioagência Nacional lança  neste abril indígena, celebrando os 20 anos do Acampamento Terra Livre, que ocorre em Brasília até o dia 26, o especial Tempo Circular: intelectuais indígenas, uma série de quatro entrevistas com intelectuais e lideranças indígenas.que a

Baixar arquivo
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo