Movimentos populares marcham em Brasília no último dia do Fórum Alternativo Mundial da Água

Fórum Alternativo Mundial da Água

Publicado em 22/03/2018 - 17:23 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

Cerca de 350 militantes organizados em movimentos populares estiveram na madrugada de hoje (22) no parque industrial da Coca-Cola, em Samambaia. Eles acusam a multinacional de explorar bens naturais do país, principalmente as águas.

 

Os muros da empresa foram pichados com palavras de ordem contra a privatização dos aquíferos para a produção de bebidas.

 

Participaram da ação integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens, do Levante Popular da Juventude, do Movimento dos Pequenos Agricultores e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

 

Pela manhã, também ocorreu a Marcha em Defesa das Águas, que saiu do Parque da Cidade por volta das oito horas, em direção à sede da Rede Globo, na Asa Norte.

 

Algumas vias do parque e do eixo monumental foram interditadas pela Polícia Militar para a passagem da marcha, mas já estão liberadas.

 

Os manifestantes protestaram contra o que consideram ser uma cobertura jornalística favorável à privatização dos recursos hídricos no Brasil.

 

Entre os participantes da marcha estavam integrantes de movimentos indígenas, negros quilombolas, ambientalistas e feministas.

 

A organização da marcha calcula que cerca de 7 mil pessoas participaram do ato. Já a Polícia Militar estima 400 pessoas. Os manifestantes participam agora do encerramento do Fórum Alternativo Mundial da Água, em um ato inter-religioso no Parque da Cidade.

 

Outro lado:

*A Globo entende que protestar é um direito do cidadão, sempre que dentro da legalidade, e aproveita para reiterar que cobre os fatos com isenção e profissionalismo e que assim continuará a fazer o seu trabalho.

 

*A Brasal Refrigerantes confirma a manifestação de grupo ligado ao MST na manhã desta quinta-feira, dia 22, em sua fábrica de Taguatinga. O evento não deixou feridos e teve duração inferior a uma hora. A fábrica mantém suas atividades normalmente.
 

A Coca-Cola Brasil reitera que é mentira a acusação de que a companhia estaria negociando a privatização do Aquífero Guarani. Consideramos a água um recurso precioso para a vida e um direito universal para o desenvolvimento saudável de ecossistemas, comunidades, agricultura e comércio.

Últimas notícias
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo