Roraima deve fazer leilão para reforçar geração de energia

Fontes Alternativas

Publicado em 15/03/2018 - 10:54 Por Juliana Cezar Nunes - Brasília

Roraima deve realizar ainda neste semestre um leilão para reforçar a geração e o fornecimento de energia alternativa. A expectativa é garantir a geração de 270 megawatts, o suficiente para abastecer o estado pelos próximos cinco anos.


Ainda não há uma data certa para o leilão, mas o foco será em geração de energia proveniente de biomassa e energia solar.


No último final de semana, a queda de uma árvore em área de difícil acesso, na Venezuela, causou um blecaute na capital, Boa Vista, e em várias cidades do estado.


As termelétricas foram acionadas para o retorno do abastecimento enquanto os venezuelanos faziam os reparos na linha de transmissão.


O presidente da Eletrobrás Roraima, Anselmo Brasil, afirma que as interrupções não estão relacionadas com os problemas políticos venezuelanos, mas o estado quer garantir fontes fixas, alternativas e, principalmente, nacionais de energia.


O apagão do último fim de semana foi o maior já registrado em Roraima desde a interligação ao sistema venezuelano, em 2001.


O país vizinho interrompeu o fornecimento de energia por quase 24 horas: das 17h de sábado às 15h de domingo.


As termelétricas foram acionadas, mas depois de quatro horas em operação ocorreram desligamentos de energia causados por problemas técnicos no sistema de distribuição de energia.


Roraima é o único estado que não está interligado ao sistema nacional de fornecimento de energia. Existem projeto de interligação das linhas de transmissão de Manaus à Boa Vista, mas esbarram na necessidade de obras em áreas indígenas e ambientais.


Audiências públicas sobre o leilão de geração de energia alternativa devem ocorrer ainda este mês.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Internacional

Mãe poderá concluir curso de medicina perto da família, decide Justiça

Ser médica, casar e ter filhos. Esses eram os sonhos da Ana Luísa Guedes. Em 2018, tudo parecia estar indo exatamente como planejou: a brasiliense passou no vestibular e estava cursando medicina numa universidade federal em Niterói.

Baixar arquivo
Saúde

Média de idade das vítimas da covid-19 no país cai quase oito anos

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Fiocruz nessa sexta-feira (7), esse não é o único dado que mostra que a pandemia está atingindo grupos mais jovens da população.

Baixar arquivo
Justiça

Sobe para 29 número de mortos em operação no Jacarezinho

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro está investigando as circunstâncias das mortes na ação policial no Jacarezinho para apurar se houve violações a direitos durante a ação.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Três navios são apontados como suspeitos por derramamento de óleo

As conclusões estão no inquérito da Polícia Federal sobre o caso. De acordo com a Marinha, os principais suspeitos são o Navio-Tanque Bouboulina, o Navio Tanque City Of Tokyo e o Navio Tanque Godam.

Baixar arquivo
Cultura

Orquestra Afro-Brasileira fará apresentação virtual pelo 13 de maio

 A apresentação da Orquestra Afro-Brasileira será exibida no dia 13 de maio, no canal Cultne, a partir das 19h, no Youtube.

Baixar arquivo
Geral

Covid: hospital reúne cartas afetivas para pacientes e profissionais

Envio pode ser feito de todo o Brasil, por e-mail, para o Hospital Universitário de Brasília. Mensagens incentivam equipes e tornam internação de infectados menos solitária.

Baixar arquivo