São Luís, no Maranhão, registrou duas mortes por meningite na última semana.
A confirmação foi feita pela equipe médica dos hospitais, com base nos critérios de definição de casos suspeitos com presença de manchas vermelhas.
No entanto a Secretaria de Saúde do Maranhão descartou a existência de um surto da doença no município.
O governo ressaltou ainda que os hospitais, pertencentes à rede privada, não informaram os casos ao Serviço de Verificação de Óbito, o que impossibilitou a confirmação via exame laboratorial.
Familiares e demais pessoas que tiveram contato com as vítimas foram avaliados e receberam a medicação para a quimioprofilaxia, seguindo Protocolo do Ministério da Saúde.
A Secretaria de Saúde explicou em nota que mantém contato constante com as Coordenações de Vigilância Epidemiológica dos Municípios e Unidades Regionais de Saúde para o acompanhamento de registro de casos de doenças transmissíveis.
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.
Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos.
Em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta.
A vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção da doença.





