SUS vai monitorar quantidade de cesarianas por sistema online e estimular a opção pelo parto normal

Cesarianas

Publicado em 08/03/2018 - 11:40 Por Kariane Costa - Brasília

O Ministério da Saúde anunciou nessa quarta-feira (7) a criação de sistema online que, a partir do dia 19 de março, vai monitorar a quantidade de cesarianas realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil.

 

 A intenção é diminuir a realização desse tipo de parto quando desnecessário. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, explica como a ferramenta será utilizada.

 

Sonora: “Vamos monitorar online o número de cesarianas em todas as maternidades do Brasil. Vamos identificar o número de cesáreas e que ações podem ser realizadas para evitar esse tipo de procedimento. Habilitações de 20 centros de partos normais, todas as maternidades do país serão inseridas no projeto. Com 634 maternidades… teremos a capacitação de enfermeiros...”

 

No ano passado, de acordo com o ministério, na rede pública, o número de partos normais chegou a 58% do total, contra 41% de cesarianas, percentual que ainda é considerado muito alto pelas autoridades da saúde..

 

Outra ação do Ministério que deve chegar às maternidades do país é o Projeto Parto Cuidadoso, que vai investir na capacitação de enfermeiras obstétricas para atenção ao parto normal.

 

A pasta anunciou ainda que vai liberar R$ 14 milhões para ações prioritárias em saúde sexual e reprodutiva nos municípios.  O edital que libera o recurso prevê uma série de metas a serem alcançadas até 2022, como a redução da gravidez não planejada na adolescência; inclusão de mulheres idosas no planejamento das ações de saúde sexual; e ampliação, em 20%, da oferta do contraceptivo DIU de cobre na Atenção Básica.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo