Trabalho doméstico consome 18 horas por semana da mulher; reflexo é sentido na renda

IBGE

Publicado em 07/03/2018 - 12:11 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Enquanto o movimento das mulheres para ganhar as ruas e o mercado de trabalho continua avançando, o dos homens em direção ao ambiente doméstico parece estacionado.

 

De acordo com o estudo Estatísticas de Gênero, divulgado pelo IBGE às vésperas do oito de março, as mulheres trabalham em casa por mais de 18 horas por semana, 7,6 a mais do que os homens.

 

Considerando apenas as pessoas com outras ocupações, a carga horária é ainda maior.

 

18,6 entre mulheres negras e a diferença chega a oito horas e meia no nordeste.

 

A diarista Euciléia de Lima sabe bem o que é isso.

 

E tudo sem a contribuição do marido.

 


A pesquisadora do IBGE Caroline Santos reforça que essa diferença além de significar sobrecarga, impacta na vida profissional das mulheres que acabam optando por trabalhos informais ou com jornadas menores para conciliar com o trabalho doméstico.

 

E novamente, a questão racial aprofunda as desigualdades, já que 31,3% das mulheres negras estão em trabalhos parciais contra 28,2% das mulheres em geral e 14,1% dos homens.

 


Atualmente, a tradutora Déborah Leão trabalha como freelancer justamente para conciliar os cuidados com os dois filhos.

 

Mas a situação já foi inversa e ela considera que a divisão dos trabalhos domésticos entre ela e o marido é justa. Fruto de muita negociação.

 

E também por causa disso, as diferenças entre gênero se estendem aos rendimentos e as mulheres ganharam em 2016, 76,5% do que ganharam os homens.


Mesmo considerando apenas trabalhadores parciais, a proporção foi de 86,7%.


O IBGE também identificou que a situação piora com a qualificação já que para cada R$1 recebido por um homem com ensino superior, uma mulher com o mesmo nível de escolaridade ganhou apenas R$ 0,63.


O estudo do IBGE foi feito com base no conjunto mínimo de indicadores de gênero proposto pela Organização das Nações Unidas.


A partir de indicadores já produzidos pelo instituto ou outros órgãos.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo