Beneficiário do INSS tem até sexta-feira para agendar perícia médica; ainda faltam 94 mil convocados

Revisão

Publicado em 12/04/2018 - 15:35 Por Sayonara Moreno - Brasília

Os beneficiários do INSS que não se apresentaram para o pente-fino nos últimos dois anos têm até esta sexta-feira para agendar a perícia médica com o instituto. Dos mais de 500 mil convocados, 94 mil ainda não fizeram o agendamento.

 

São pessoas que recebem auxílio-doença ou que se aposentaram por invalidez, com menos de 60 anos, e que devem passar pela equipe médica para confirmar a necessidade dos benefícios. A medida é uma forma de evitar fraudes e o recebimento do auxílio de pessoas que já morreram.

 

Segundo o INSS, todos os convocados receberam carta e a expectativa é que, somente este ano, mais de um milhão de benefícios sejam revisados. Esta é a segunda etapa do Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade, realizado pelo INSS desde 2016. O governo espera a realização média de 230 mil perícias por mês.

 

Em todo o país, até o fim de janeiro deste ano, mais de 200 mil  benefícios foram cancelados pelo INSS, devido à ausência dos beneficiários, o que gera uma economia superior a  R$ 5 bilhões  aos cofres públicos. Agora, com a nova etapa, a expectativa é que quase R$ 10 bilhões sejam poupados até o fim do ano.

 

Os agendamentos para a perícia devem ser feitos por telefone, no número 135. Quem não fizer vai ter o benefício suspenso. Depois disso, o beneficiário vai ter de esperar 60 dias  para agendar a perícia que não foi realizada. E se não comparecer nesta segunda tentativa, o benefício será cancelado.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo