Ministério Público vai apurar morte de três animais no Zoológico de Brasília

Investigação

Publicado em 06/04/2018 - 10:49 Por Sayonara Moreno - Brasília

Após a morte de três animais do Jardim Zoológico de Brasília, somente este ano, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) investiga irregularidades na instituição.

 

Para o MP, não é normal a morte de três animais silvestres que deveriam ser cuidados e protegidos por um número considerável de funcionários do zoológico. Primeiro, morreu o elefante Babu, depois a girafa Yvelise e há uma semana, a antílope Gaia.

 

Quem está à frente das investigações é o promotor de justiça Roberto Carlos Batista, que pretende buscar os responsáveis pelas mortes, a partir de suposta falta de cuidado no trato dos animais, negligência, imprudência e imperícia dos agentes públicos, que podem acarretar em até responsabilização criminal.

 

O MP cita, na ação, a lei 1.813, que atribui ao Zoológico de Brasília a responsabilidade de assegurar o bem-estar dos animais, com conforto e cuidado.

 

Assim, a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente do MPDFT informou que pediu ao zoológico que envie, em 15 dias, cópias dos prontuários e das necrópsias dos três animais mortos em 2018.

 

Além disso, pede nomes, matrículas e funções dos profissionais que tratavam deles. O MP também quer saber quais as providências foram tomadas pela instituição depois das mortes.

 

O órgão informou que também acionou a Secretaria de Meio Ambiente do DF, a respeito das providências que foram tomadas após as ocorrências. Procurada, a secretaria não se posicionou até o fechamento desta reportagem. 

 

Em nota, a Fundação Jardim Zoológico de Brasília informa que não foi notificada até o momento e que está à disposição do MP para quaisquer esclarecimentos.

Últimas notícias
Economia

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

São 25 unidades da federação que apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto ou extremamente alto. 

 

Baixar arquivo
Saúde

Hospitais federais do RJ vão receber mais 1.700 profissionais de saúde

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro tem cobrado a realização de concursos públicos para substituir de forma definitiva os profissionais que atuam com contratos temporários.

Baixar arquivo
Política

Voo com 211 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-MG informou que 90 crianças que desembarcaram do voo humanitário estavam acompanhadas por pelo menos um responsável com vínculo biológico e que nenhuma precisou ir para abrigos.

Baixar arquivo
Geral

Trotes para serviços de emergência viram multa no Acre

Nos últimos três anos, o Acre registrou mais de 15 mil trotes. E esse não é um problema que atinge somente os serviços de urgência no estado.

Baixar arquivo
Economia

Aumento de contaminações por covid desacelera crescimento do turismo

A onda da pandemia de covid-19 provocada pela variante ômicron fez com que destinos turísticos muito procurados no país tivessem redução na oferta de voos diários ao longo do mês de janeiro.

Baixar arquivo