Apreensão de chip de celular em presídios de Manaus cresce 282% em um ano

Segurança Pública

Publicado em 10/05/2018 - 10:10 Por Ariane Póvoa - Brasília

De janeiro a abril deste ano, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap) registrou um aumento de 67% nas apreensões de materiais proibidos, com visitantes em unidades prisionais da capital Manaus.


O balanço foi divulgado nessa quarta-feira (9) e faz um comparativo com o mesmo período de 2017.


Entre os principais objetos apreendidos com visitantes estavam celulares, chips, carregadores e entorpecentes.

 

Houve crescimento de 282% na apreensão de chips de celulares. Foram 42 chips apreendidos este ano e 11 no mesmo período do ano passado.


Segundo a Seap, o aumento das ocorrências de flagrantes e apreensões está relacionado aos investimentos em fiscalização nas unidades prisionais quanto ao procedimento de revista e a denúncias recebidas pela secretaria.

 

A Unidade Prisional do Puraquequara foi a que teve mais apreensões. Em seguida vem o Centro de Detenção Provisória de Manaus, o Instituto Penal Antônio Trindade e o regime fechado do Complexo Penitenciário Anísio Jobim.

 

Ao flagrar visitantes com materiais proibidos, a Seap suspende o cadastro de visita dos parentes no período mínimo de 30 dias.


A suspensão pode ser estendida por tempo indeterminado, caso os visitantes tenham registros de outras ocorrências com objetos ilícitos.


Os visitantes flagrados também são encaminhados a Distritos Integrados de Polícia para procedimentos cabíveis.

Últimas notícias
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo
Geral

Rodovias federais vão ter pontos de descanso para motoristas

O objetivo da medida é oferecer um local para motoristas de ônibus e caminhões possam descansar, aumentar a segurança e, dessa forma, reduzir o número de acidentes.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta a procura por vacina contra a dengue no Distrito Federal

Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacinação contra dengue, que passou para 6 a 16 anos. A medida foi tomada para evitar o desperdício de doses que vencem em 30 de abril.

Baixar arquivo
Geral

Serra de Santa Catarina registra geada e temperatura de 0°C

As paisagens ficaram brancas com a formação de gelo na superfície da vegetação.

Baixar arquivo