Em São Paulo, centrais mantêm atos de protesto na Praça da República e na zona norte da cidade

São Paulo

Publicado em 01/05/2018 - 22:10 Por Sumaia Villela - Brasília

Apesar da decisão de concentrar o ato do 1º de Maio em Curitiba, o tradicional protesto do Dia do Trabalhador realizado na Praça da República, em São Paulo, foi mantido. O ato foi organizado pelas centrais sindicais CUT, CTB, Intersindical e pelos movimentos Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo.

 

Além das críticas feitas à reforma trabalhista e outros projetos considerados prejudiciais aos trabalhadores, o protesto foi contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No local também foi feito um minuto de silêncio para os afetados pelo desabamento do prédio no centro de São Paulo. Lideranças afirmaram que a falta de políticas de habitação popular do estado motivou a ocupação do imóvel.

 

As falas políticas se uniram à música. Na programação estavam artistas como Liniker e Leci Brandão. A organização do evento calculou o público presente em 10 mil pessoas. De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, a Polícia Militar não faz mais o cálculo de manifestantes.

 

Já na zona norte da cidade foi realizado o ato da Força Sindical. O presidente da central e também deputado federal, Paulinho da Força, rebatizou o 1º de Maio como dia do desemprego, em referência aos cerca de 13 milhões de brasileiros desempregados.

 

Protestos marcaram o dia do trabalhador também em outras regiões do país. Grandes centros como Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Salvador também tiveram manifestações.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo