História Hoje: Há 19 anos morria o recordista mundial do salto triplo João do Pulo

História Hoje

Publicado em 29/05/2018 - 07:00 Por Apresentação: Carmén Lúcia - Brasília

Empinar pipa, jogar bola ou simplesmente andar em um carrinho de rolimã deveria ser uma realidade na vida do pequeno João Carlos de Oliveira. Mas, órfão de mãe, com apenas sete anos, ele precisou trabalhar como lavador de carros.

 

E foi somente passando da adolescência para fase adulta que a cinzenta vida de sacrifícios começou a mudar de cor. O treinador Pedro Henrique de Toledo, mais conhecido como Pedrão, olhou para aquele rapaz alto e magrelo e percebeu o potencial que ele tinha como atleta.

 

Pedrão apostou e ganhou.  A sucessão de vitórias consagrou João Carlos de Oliveira como atleta. E João era mesmo um campeão, acumulou muitas vitórias.

 

Em 1973, escreveu definitivamente seu nome na história. João quebrou o recorde mundial júnior de salto triplo, no Campeonato Sul-Americano de Atletismo.  Virou um atleta especializado em saltos.

 

Seus feitos foram destaque várias vezes nas primeiras páginas dos jornais. Recordista mundial do salto triplo, medalhista olímpico e tetracampeão pan-americano no triplo e no salto em distância.

 

Logo o Brasil e o mundo começaram a chamá-lo de João do Pulo.

 

Mas, em 22 de dezembro de 1981, João Carlos de Oliveira teve a carreira de atleta cruelmente encerrada. Um acidente automobilístico custou-lhe a amputação da perna direita. Perder a perna e deixar as competições lhe roubaram a alegria de viver.

 

Deprimido e alcoólatra, o atleta passou os últimos anos de sua vida solitário. Sua maior companhia? A bebida. Com dificuldades financeiras, chegou a ser preso por não pagar pensão alimentícia a um de seus dois filhos.

 

Mas, ainda que infeliz e decadente, seu feito como atleta ninguém poderia apagar. E João depois que se despediu dessa vida virou selo e carimbo. Uma homenagem póstuma dos Correios pelos 41 anos do recorde estabelecido por ele no Pan de 1975.

 

João do Pulo morreu em 29 de maio de 1999 de cirrose hepática e infecção generalizada.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

 

Pesquisa, texto e edição: Patrícia Leite

Sonoplastia: Messias Melo

Apresentação: Carmen Lúcia

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo