MP denuncia 11 brasileiros por participar de organização que promovia o Estado Islâmico

Grupo Terrorista

Publicado em 17/05/2018 - 16:56 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Ministério Público Federal denunciou 11 brasileiros por participarem de uma organização criminosa que promovia o grupo terrorista Estado Islâmico aqui no país.

 

Eles usavam perfis no Facebook e no WhatsApp para divulgar e organizar atos extremistas e recrutar pessoas, inclusive menores de idade, para praticar ataques terroristas no Brasil. As penas vão de três a oito anos, sem direito a fiança.

 

De acordo com o Ministério Público, um dos líderes seria Weverton Costa do Nascimento. Ele confessou que administrava grupos no WhatsApp e no Facebook e mantinha contatos com outros participantes para planejar ataques e montar células terroristas no Brasil.

 

Weverton disse ainda que ao menos um dos integrantes do grupo pretendia viajar para a Síria, para se juntar ao Estado Islâmico.

 

Nas publicações nas redes sociais, foram encontrados vídeos, fotos e conversas com ideologia jihadista, que incentivavam uma guerra santa.

 

Os 11 brasileiros adotaram nomes árabes. A denúncia será analisada pela Justiça Federal em Goiás.

 

Últimas notícias
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo