Prefeitura de Manaus analisa casos suspeitos de tuberculose e hanseníase em aldeias

Manaus

Publicado em 08/05/2018 - 09:16 Por Ariane Póvoa - Brasília

A Prefeitura de Manaus inicia nesta terça-feira (8) o levantamento de casos suspeitos de tuberculose e hanseníase nas seis aldeias indígenas localizadas na calha do rio Cueiras, zona rural ribeirinha de Manaus.


A ação é realizada, anualmente, pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Dsei, o Distrito de Saúde Indígena de Manaus, para a detecção precoce de doenças entre esses povos.


Durante quatro dias, uma equipe de saúde da secretaria visitará as aldeias e realizará a coleta de material para exames.


O resultado será repassado ao Dsei para o tratamento e acompanhamento dos pacientes.


O inquérito faz parte do Projeto de Enfrentamento da Tuberculose em Municípios Estratégicos, do Ministério da Saúde, que tem como objetivo apoiar ações para o controle da doença em populações vulneráveis.


O mesmo trabalho é realizado em comunidades indígenas da calha do rio Tarumã-Açu.

 

Desde 2014, o inquérito já realizou 183 exames para tuberculose. Não houve diagnóstico de casos positivos para a doença.


Sobre as ações para detecção de casos de hanseníase, em 2017 foram realizados 91 exames dermatológicos em áreas do rio Tarumã-Açu, também não houve identificação de casos positivos para a doença entre a população indígena.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo