Cai número de casos de microcefalia em Mato Grosso

Saúde Pública

Publicado em 07/06/2018 - 11:11 Por Michelle Moreira - Brasília

O boletim epidemiológico divulgado nesta semana, pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Mato Grosso, aponta redução nos casos de microcefalia.


Nos primeiros cinco meses deste ano foram notificados nove casos suspeitos, segundo as definições do protocolo de vigilância para recém-nascido, natimorto, abortamento ou feto.


Em 2015, foram 127 casos e as notificações se concentraram no último trimestre. Em 2016, foram 225 e no ano passado, 43.


Do total de 404 notificações, quase 47% foram descartadas, 28% estão sob investigação e cerca de 20% foram confirmadas. Prováveis casos com alterações congênitas relacionadas ao zika vírus somam quase 5%.


Outros dados se referem aos abortos espontâneos, mortes do feto - antes da saída do corpo da mãe e no útero -, além de recém-nascidos.


O número desses casos chega a 40 do total notificado, sendo que a maioria aconteceu em 2015, com 36 casos. Outras três ocorrências foram em 2017 e uma neste ano.


Dos 141 municípios, 69 já registraram casos, a maioria concentrados em Rondonópolis, Cuiabá, Cáceres e Várzea Grande.


De acordo com o governo estadual, atualmente a maioria dessas crianças encontra-se em acompanhamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Mato Grosso também apresenta queda nos casos notificados de zika vírus. Foram 26 mil, em 2016, e 2,7 mil, em 2017. Neste ano, até o dia 4 de junho, foram cerca de 700 casos notificados.

Últimas notícias
Geral

Cantareira (SP) vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economia

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Internacional

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo