Ibama multa responsáveis por extração ilegal de madeira em terra indígena de Roraima

Roraima

Publicado em 18/06/2018 - 15:22 Por Maíra Heinen - Brasília

O Ibama identificou os responsáveis pela extração ilegal de mais de 15 mil metros cúbicos de madeira na Terra Indígena Pirititi, na região sul de Roraima, que ocorreu em abril. Na época, foram aplicados oito autos de infração, que totalizam R$ 15,5 milhões em multas contra duas madeireiras e dois proprietários rurais.


O furto danificou mais de mil e trezentos hectares de floresta nativa.

 

A fiscalização foi reforçada com apoio do exército e foram identificados outros focos de desmatamento ilegal nos municípios de Rorainópolis e Caracaraí. Nesta segunda fase de fiscalização, cinco madeireiras e quinze pessoas foram autuadas. As multas somam R$ 13,5 milhões. As toras extraídas ilegalmente seriam usadas para abastecer serrarias em Rorainópolis.

 

De acordo com o Ibama, as operações continuam para o combate a madeireiras irregulares em todo o estado.

 

Na última semana, o Ministério Público Federal em Roraima entrou com ação na Justiça Federal pedindo o leilão imediato da madeira apreendida. O material permanece onde foi encontrado, pois o grande volume impossibilita o transporte para algum local de armazenamento.

 

Com 40 mil hectares, a Terra Indígena Pirititi abriga índios isolados. A Funai impede o acesso à terra indígena sem autorização.

Últimas notícias
Cultura

Rádio Nacional do RJ pode ser declarada Patrimônio Imaterial do Estado

A Rádio Nacional do Rio de Janeiro poderá ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado. Um projeto de lei, de autoria dos deputados estaduais Mônica Francisco, do PSOL, e Waldeck Carneiro, do PSB, foi aprovado na Assembleia Legislativa.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

SP usa pela primeira vez a queima controlada para prevenir incêndios

A experiência está acontecendo na Estação Ecológica Jataí na cidade de Luís Antônio, no interior de São Paulo.

Baixar arquivo
Política

Câmara dos Deputados elege novos membros da mesa diretora

O deputado Lincoln Portela, do PL de Minas Gerais, foi eleito nessa quarta-feira para o cargo de vice-presidente da Câmara dos Deputados.

Baixar arquivo
Saúde

Centro-oeste tem aumento de 165% dos casos de dengue

Os casos de dengue vêm crescendo no país. O centro-oeste lidera com mais de 855 mil casos prováveis da doença transmitida pelo Aedes Aegypti, segundo o Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa alerta para publicidade ilegal de fórmulas infantis

Seis em cada dez farmácias e supermercados brasileiros infringem a legislação que regula o marketing de produtos que podem prejudicar a amamentação, diz pesquisa do Observa Infância.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: Maio Roxo e as doenças intestinais

A campanha Maio Roxo conscientiza a população sobre as doenças inflamatórias intestinais . O médico Idblan Carvalho detalha os sintomas, o caminho até o diagnóstico e o tratamento das doenças de Crohn e da retocolite.

Baixar arquivo