Pesquisadores do Inpa alertam para alto número de resgates de filhotes de peixe-boi

Meio Ambiente

Publicado em 19/06/2018 - 11:11 Por Michelle Moreira - Brasília

O número elevado de filhotes de peixe-boi que têm sido encaminhados ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) tem preocupado pesquisadores.

 

Nos últimos 15 dias, foram cinco animais recém-nascidos. Isso representa quase a metade do que o instituto costuma receber durante um ano todo. Os resgates acontecem em diferentes pontos do estado do Amazonas.

 

Entre as possibilidades para o aumento no número de casos estão o maior número de redes de pesca neste período de cheia dos rios e o trabalho em parceria com órgãos ambientais, como o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e o Batalhão da Polícia Militar Ambiental, que, após receberem o animal, encaminham de imediato ao instituto.

 

A pesquisadora do Inpa Vera da Silva explica que os bichos são apanhados de forma acidental nas redes de pesca e o pescador acaba fazendo o resgate. Mas, segundo a pesquisadora, na maioria das situações essa não é a melhor opção.

 

Vera explica ainda que o peixe-boi tem um vínculo muito forte com a mãe e que a reintrodução do animal na natureza costuma ser demorada.

 

Mas a estudiosa alerta para a necessidade de usar o bom senso. Caso o animal esteja ferido, o ideal é fazer de fato o resgate e procurar o Batalhão Ambiental. Na natureza, o filhote sem a mãe não tem chances de sobrevivência.

 

O peixe-boi é uma espécie em extinção. A fêmea apresenta ciclo produtivo lento, gera um filhote a cada três anos. Isso faz com que danos contra o animal sejam difíceis de serem revertidos.

Últimas notícias
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo