Protestos pela morte de adolescente marcam madrugada na Maré

Segurança Pública

Publicado em 21/06/2018 - 11:38 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

A madrugada desta quinta-feira (21) foi tensa na região do Complexo de Favelas da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro.


Moradores das comunidades fecharam duas das principais vias expressas da cidade em protesto pela morte do adolescente Marcos Vinicius da Silva, de 14 anos, baleado durante uma operação policial.


Após a confirmação do falecimento do jovem, os moradores do complexo, que é cercado pela Linha Vermelha e Avenida Brasil, invadiram as vias e ergueram barricadas com pneus, pedaços de madeira, pedras e lixo.


Em seguida, eles atearam fogo nos obstáculos fechando as pistas na altura da comunidade, por volta da meia-noite. Na Avenida Brasil, os manifestantes também incendiaram um ônibus.


A Polícia Militar (PM) foi acionada e quando os agentes chegaram na Maré para dispersar o protesto foram recebidos a tiros.


Apesar dos relatos de intensos confrontos, não há informações sobre feridos. De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, o trânsito na Avenida Brasil só foi liberado às 2h50 e, na Linha Vermelha, perto de uma hora depois, às 3h45.


Os protestos desta madrugada foram o desfecho de um dia violento na Maré. Na manhã dessa quarta, a Polícia Civil, com o apoio do Exército, iniciou uma grande operação no Complexo para prender suspeitos de envolvimento na morte do inspetor Ellery de Ramos Lemos, chefe de investigações da Delegacia de Combate às Drogas.


Ele foi morto durante uma operação na Favela de Acari, também na zona norte, no último dia 12. De acordo com as investigações, pessoas envolvidas no crime estariam escondidas na Maré.


Mais de 100 policiais civis participaram da ação, que teve o apoio de um helicóptero da própria polícia e de dois blindados do Exército, que faziam apenas o transporte dos agentes da Civil dentro das comunidades.


Foram registrados intensos tiroteios e sete pessoas morreram.


Uma das vítimas foi o adolescente Marcos Vinicius, que estava indo para escola quando foi atingido na barriga por uma bala perdida.


Ele foi socorrido levado à UPA da Maré e, em seguida, transferido para o Hospital Getúlio Vargas, onde passou por cirurgia para retirada do baço, mas não resistiu aos ferimentos.


O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios da Capital.


Outros cinco baleados na ação foram levados para o Hospital Federal de Bonsucesso, mas já chegaram mortos ao local. A última vítima foi socorrida no Hospital Getúlio Vargas e também chegou sem vida à unidade.


Segundo a Polícia Civil, todos os seis teriam envolvimento com o tráfico de drogas.


E não foi só na Maré que a quarta-feira foi violenta no Rio. No morro Pavão-Pavãozinho a Polícia Militar (PM) fez operação para combater o tráfico de drogas na comunidade.


A ação terminou com um morto e três feridos. Segundo a PM, todos suspeitos de envolvimento com o tráfico.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo