Refugiados celebram sua cultura levando à Feira Rio Refugia comidas típicas, roupas e acessórios

Rio Refugia

Publicado em 24/06/2018 - 13:50 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Refugiados que vivem no Rio de Janeiro celebraram a cultura de seus países na segunda edição do Rio Refugia. A grande atração foram as barraquinhas de comidas típicas, com itens da gastronomia de dez países. A venda desse quitutes tem sido a principal fonte de obtenção de renda dos refugiados, que ainda encontram dificuldades para se inserir no mercado de trabalho.

 

Mas para Luise Nnha, que veio do Togo para o Brasil há seis anos, também é uma aptidão e seu sonho é montar um restaurante de comida africana no Brasil. Antes disso, ela espera conseguir trazer as duas filhas que ainda permanecem no Togo.

 

Sonora: "Situação muito difícil. Mas a gente tá feliz. Se a gente fugir, tem problema".

 

Já Amina Nangob, que veio para o Brasil do Senegal há seis anos, encontrou o público com suas roupas e acessórios em padronagem africana.

 

Sonora: "Tem muito problema lá para tentar a vida. Eu vim para trabalhar e tentar uma vida melhor."

 

O casal Guilherme Lopes e Suellen Félix acredita que a feira é uma oportunidade de mostrar como a presença dos refugiados e imigrantes enriquece a cultura brasileira.

 

Sonora: "Aqui no Brasil, a gente tem uma visão de que ser um refugiado, a pessoa é menor. Mas não é. E a gente pode aprender com eles através da comida, da dança. Isso faz com que a gente seja melhor."

 

A Feira Rio Refugia celebrou o Dia Mundial do Refugiado, comemorado na última quarta-feira (20). De acordo com dados das organizações de assistência, há, no estado do Rio atualmente, cinco mil pessoas já refugiadas ou aguardando a aprovação do pedido de refúgio.

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo