Refugiados mostram cultura, culinária e costumes em feira organizada em Brasília

MigrArte

Publicado em 24/06/2018 - 12:41 Por Samanta do Carmo - Brasília

Síria, República Democrática do Congo, Colômbia e Mali são as nacionalidades que encabeçam a lista de refugiados no Brasil. No fim de semana, algumas dessas pessoas que forçadas a deixar seus países principalmente por causa de guerras e conflitos, puderam mostrar um pouco de sua cultura durante a Feira MigrArte.

 

A quarta edição da feira ocorreu no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília, como parte das comemorações do Dia Mundial do Refugiado, celebrado em 20 de junho. Rose Albuquerque, que atuou na organização, explica a escolha do local.

 

Sonora: "A gente fazia no Museu Nacional. Este ano, a gente trouxe com o intuito de celebrar a diversidade, os diferentes povos e etnias. Por isso, escolheu o Memorial dos Povos Indígenas."

 

Representantes da etnia indígena brasileira Guarani apresentaram uma cerimônia tradicional do seu povo como parte das atividades. E quem visitou a feira encontrou artesanatos de povos indígenas e de países como Gana, Congo, Colômbia, Afeganistão e Venezuela.

 

Mohamed é natural do Afeganistão e está no Brasil há um ano. Ele comandou a barraca de culinária afegã e destacou a chance de encontrar outras pessoas na mesma situação.

 

Sonora: "Preparamos essa comida para brasileiros. Aqui, tem muitas pessoas e estou muito feliz com tudo isso aqui."

 

Em 2017, o número de pessoas refugiadas no mundo chegou a 25 milhões e 400 mil, quase 3 milhões a mais do que no ano anterior. A informação está no Relatório de Tendências do ACNUR, a agência da ONU para refugiados. 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo