SUS perde 10% dos leitos em hospitais públicos em oito anos, diz CFM

Saúde

Publicado em 12/07/2018 - 17:03 Por Sayonara Moreno - Brasília

Entre 2010 e 2018, o SUS - Sistema Único de Saúde perdeu 34 mil leitos de hospitais em 22 estados do país. Segundo o levantamento do CFM - Conselho Federal de Medicina, corresponde a uma média de 12 leitos de internação a menos por dia, o que afeta 160 milhões de brasileiros que dependem do SUS.

 

Essa realidade é responsável por cenas que costumamos ver nos hospitais públicos do Brasil, com pacientes acomodados em cadeiras, macas improvisadas ou até no chão.

 

Nos casos de cirurgia, os procedimentos chegam a ser adiados, o que coloca em risco a saúde de pessoas como a moradora de Brasília, Fabiana Souza. Ela foi diagnosticada com uma pedra na vesícula e não consegue marcar a cirurgia de urgência.

 

Para o Presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital, a falta de leitos é inadmissível.

 

O estudo revela que a situação é ainda pior nos estados do Rio de Janeiro, com mais de nove mil leitos a menos e São Paulo, com déficit de mais de sete mil, no SUS. Na mesma situação estão outros vinte estados do país.

 

Carlos Vital acredita que falta planejamento e gestão dos órgãos responsáveis.

 

A situação é considerada estável somente nos estados de Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Tocantins e Amapá. As especialidades que mais sofrem com a falta de leitos nos hospitais públicos são: cirurgia geral, obstetrícia, pediatria e psiquiatria.

 

O estudo do CFM revela também que, em oito anos, o SUS perdeu 10% dos leitos. Nesse mesmo período, as redes de planos de saúde e as particulares aumentaram em nove por cento o número de leitos que tinham em 2010.

 

O levantamento do Conselho Federal de Medicina levou em conta o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, do Ministério da Saúde. Em nota, o ministério informou que essa é uma tendência mundial de desospitalização, que foca no atendimento ambulatorial e domiciliar.

 

O órgão cita, ainda, que o sistema de saúde da Inglaterra, considerado referência mundial, reduziu em 30% o número de leitos na última década. O Ministério da Saúde informou que, atualmente, o SUS tem mais de 300 mil leitos gerais de internação, em todo o país.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo