Torcer numa Copa é bom, mas brasileiro deve cuidar da saúde

Rússia

Publicado em 06/07/2018 - 08:25 Por Dayana Vitor - Brasília

O Brasil está nas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia. E a partida desta sexta-feira (6) pode provocar um turbilhão de sentimentos nos torcedores: ansiedade, apreensão, alegria, euforia, raiva e frustração, por exemplo.


Esses sentimentos desencadeiam reações químicas no corpo, que responde com boca seca, pressão arterial nas alturas, além da elevação da frequência cardíaca e da glicemia. No casos extremos, o coração pode até dar um 'piripaque'.


A aposentada Boahil Chaves adora futebol e é uma das brasileiras que sofre muito durante as partidas da Seleção Canarinho. Ela já está nervosa com o jogo desta sexta-feira.


A jornalista Gabriella da Matta é outra fanática por futebol que tem uma avalanche de sensações durante as partidas de Neymar e companhia.


O endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Emerson Marino, esclarece o que ocorre no corpo quando a pessoa está sob forte de emoção.


Os torcedores com alguma doença crônica prévia têm mais chances de sofrer um infarto em um jogo da seleção, como explica o cardiologista Roberto Cândia.


Se a seleção brasileira vencer a Bélgica, nesta sexta-feira, e passar para a semifinal da Copa do Mundo da Rússia, tenha certeza que os hormônios serotonina e dopamina, ligados ao prazer, serão liberados em todos aqueles que torcem pelo Brasil e esperam o hexa.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo