Torcer numa Copa é bom, mas brasileiro deve cuidar da saúde

Rússia

Publicado em 06/07/2018 - 08:25 Por Dayana Vitor - Brasília

O Brasil está nas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia. E a partida desta sexta-feira (6) pode provocar um turbilhão de sentimentos nos torcedores: ansiedade, apreensão, alegria, euforia, raiva e frustração, por exemplo.


Esses sentimentos desencadeiam reações químicas no corpo, que responde com boca seca, pressão arterial nas alturas, além da elevação da frequência cardíaca e da glicemia. No casos extremos, o coração pode até dar um 'piripaque'.


A aposentada Boahil Chaves adora futebol e é uma das brasileiras que sofre muito durante as partidas da Seleção Canarinho. Ela já está nervosa com o jogo desta sexta-feira.


A jornalista Gabriella da Matta é outra fanática por futebol que tem uma avalanche de sensações durante as partidas de Neymar e companhia.


O endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Emerson Marino, esclarece o que ocorre no corpo quando a pessoa está sob forte de emoção.


Os torcedores com alguma doença crônica prévia têm mais chances de sofrer um infarto em um jogo da seleção, como explica o cardiologista Roberto Cândia.


Se a seleção brasileira vencer a Bélgica, nesta sexta-feira, e passar para a semifinal da Copa do Mundo da Rússia, tenha certeza que os hormônios serotonina e dopamina, ligados ao prazer, serão liberados em todos aqueles que torcem pelo Brasil e esperam o hexa.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Em toque de recolher, fiscalização flagra baile com 190 idosos em SP

Ao mesmo tempo que a pandemia fica mais grave em todo o estado, a ansiedade pela vacina aumenta e filas de idosos aguardando por vacinas voltaram as ser registradas na capital paulista.

Baixar arquivo
Geral

Depois do período de cheia, rios do Acre entram em vazante

2 pessoas morreram em decorrência das cheias. O nível dos rios continua a ser monitorado a cada 3h pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil. 

Baixar arquivo
Política

Lira e governadores discutem hoje sobre a crise da saúde no país

O presidente da Câmara, deputado  Arthur Lira , se reúne nesta terça-feira (2) com os governadores para tratar da crise sanitária que o país enfrenta. O encontro vai ser na residência oficial do presidente da Câmara, em Brasília.

Baixar arquivo
Saúde

Acre continua em situação de emergência para covid-19

Os leitos de UTI do estado estão com 93% de lotação. Já os leitos clínicos atingiram ocupação de 77%. Até esse domingo (28), o Acre registrava 998 mortes e mais de 57 mil contaminados pela covid.

Baixar arquivo
Política

Bolsonaro zera PIS e Cofins do diesel e do gás de cozinha

As alíquotas da contribuição do PIS/Cofins incidentes sobre a comercialização e a importação do óleo diesel e do gás de cozinha de uso doméstico estão zeradas.

Baixar arquivo
Saúde

Equipe brasileira visita fábrica indiana de vacina contra a covid-19

Já aqui no Brasil, a Precisa Farmacêutica pediu o adiamento da reunião com a Anvisa prevista para esta segunda-feira. A empresa representa exatamente o laboratório Bharat Biotech, responsável pelo desenvolvimento da vacina Covaxin na Índia.

Baixar arquivo