Acordo vai permitir retomada de serviços básicos da zona portuária do Rio

Porto Maravilha

Publicado em 22/08/2018 - 22:37 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A região da zona portuária do Rio de Janeiro, que abriga o Boulevard Olímpico, um dos legados dos Jogos Rio 2016, vai voltar a ter os serviços de manutenção. Eles estavam suspensos desde o último dia 25 de junho por falta de pagamento da parceria publico-privada responsável pela concessão.

 

A prefeitura acabou assumindo alguns dos serviços. A Caixa Econômica Federal, gestora do Fundo de Investimento Imobiliário Porto Maravilha, vai injetar R$ 147 milhões no fundo, o que vai permitir a retomada da operação urbana na região.

 

O acordo foi assinado nesta quarta-feira (22), no Palácio da Cidade, pelo prefeito Marcelo Crivella e o presidente da Caixa, Nelson Souza. Também assinaram o ministro das Cidades, Alexandre Baldy; e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), Antonio Carlos Mendes Barbosa.

 

O documento estabelece condições para a Concessionária Porto Novo reassumir os serviços na Área considera de Especial Interesse Urbanístico. De acordo com Crivella, a medida alivia o caixa da prefeitura.

 

O presidente da Cdurp, Antonio Carlos Mendes Barbosa, destacou o potencial da região, que tem 5 milhões de metros quadrados, e reconheceu que políticas de habitação precisam ser implementadas para que a revitalização da área alcance seus objetivos.

 

Também foi assinada a autorização para a retomada das obras do BRT Transbrasil. O Ministério das Cidades liberou R$ 50 milhões para o empreendimento, que terá 27 quilômetros, 20 estações e cinco terminais de integração, e vai ligar o centro da cidade às zonas norte e oeste, pela Avenida Brasil.

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo