Brasil participa pela primeira vez do Gay Games Paris

Delegação

Publicado em 13/08/2018 - 09:30 Por Sumaia Vilela - Brasília

Este ano foi a primeira vez que o Brasil participou do Gay Games Paris, com uma delegação. A competição, que acabou nesse fim de semana e reuniu mais de 10 mil atletas de 36 modalidades, contou com 58 competidores brasileiros. Na estreia, eles fizeram bonito: 24 medalhas, sendo nove de ouro, 11 de prata e 4 de bronze.


Uma das medalhas de prata tem peso de ouro para o Brasil e os atletas que participaram. A do futebol. O time BeesCats, do Rio de Janeiro, perdeu do atual campeão francês por um gol de diferença, feito nos últimos minutos do jogo.


Uma manchinha no desempenho quase impecável da equipe em toda a competição, segundo o criador dos BeesCats, André Machado.


A sensação de vitória não vem só do esporte. É, também, da representatividade que a prata deu aos jogadores. Um símbolo da necessidade de se combater a homofobia no país que mais mata a população LGBT e que tem no futebol um espaço de intolerância, no entendimento  de André.


As medalhas de ouro foram conquistadas nas modalidades de lançamento de disco, mountain bike, natação, salto triplo e vôlei.


Vitórias que evidenciam atletas como Ana Luiza Garcez, conhecida como Ana Animal, que subiu no lugar mais alto do pódio na corrida de rua de 10 quilômetros, de 5 quilômetros e na meia maratona.


Ex-moradora de rua, ela reside há 17 anos no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Veterana em competições de corrida ao ar livre, ela mostrou a irreverência, que é sua marca registrada ao receber a medalha de cabelo rosa choque e óculos coloridos.

Últimas notícias
Saúde

OMS abre consulta para mudar nome da varíola dos macacos

A nomeação das espécies de vírus é de responsabilidades do Comitê Internacional de Taxonomia de vírus

Baixar arquivo
Saúde

Diabetes gestacional pode trazer mais riscos na hora do parto

O problema ocorre devido a mudanças hormonais que a mulher sofre durante a gestação

Baixar arquivo
Justiça

Termina quinta-feira o prazo para requerer voto em transito

Podem requerer o benefício os eleitores que não poderão estar no domicílio eleitoral no dia da votação, que será em 2 de outubro, para o primeiro turno; e 30 de outubro, onde houver segundo turno.

Baixar arquivo
Política

Eleições 2022: enquetes e sondagens estão proibidas

O tribunal define enquete ou sondagem como levantamento de opiniões sem a utilização de um método científico

Baixar arquivo
Educação

Prouni 2022: prazo para documentação vai até 24 de agosto

A apresentação da documentação pode ser feita presencialmente ou virtualmente a depender da instituição de ensino

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Exoesqueleto robótico auxilia a recuperação do movimento das pernas

A ideia do ExoTAO é o de ser uma órtese inteligente, um exoesqueleto robótico que ajude pessoas que perderam o movimento das pernas a recuperarem a capacidade de locomoção.

Baixar arquivo