Copa dos Refugiados será lançada no Rio nesta sexta-feira

Esporte

Publicado em 01/08/2018 - 19:47 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro vai sediar pela primeira vez a Copa dos Refugiados.  A abertura será nesta sexta-feira, no Maracanã, na zona norte da capital fluminense, com a participação de representantes da Acnur, Agência para Refugiados das Nações Unidas.

 

Durante a solenidade haverá sorteio dos times e os participantes darão o pontapé simbólico de início da Copa. Mas a bola mesmo só vai rolar no sábado, no campo do Centro de Futebol Zico, no Recreio dos Bandeirantes, com entrada franca.

 

O evento, criado em 2014 em São Paulo, tem o objetivo de provocar a integração social dos refugiados no Brasil, utilizando o futebol como um incentivo à inclusão. A Copa nasceu a partir da iniciativa do congolês Jean Katumba, fundador da ONG África do Coração.

 

A primeira edição do evento no Rio vai contar com a participação de oito times, com mais de 120 jogadores no total. O torneio, segundo Jean, tem a intenção de dar visibilidade a causa dos refugiados.

 

Além de Rio e São Paulo, este ano o campeonato também aconteceu em Porto Alegre. E em setembro, será realizada a grande final, com os campeões de cada cidade.

 

A Copa dos Refugiados é um projeto que, além do futebol, promove outras iniciativas de integração, como palestras, oficinas e exposições, que tiveram início já nesta quarta-feira.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Libertadores: Independiente Del Valle vence Flamengo de goleada

O retorno do Flamengo à Libertadores da América não foi nada bom. O Independiente Del Valle não tomou conhecimento do atual campeão e massacrou o Rubro-negro com uma vitória por 5 a 0, no Estádio Casa Blanca, em Quito. O time equatoriano chegou a 9 pontos e é líder isolado do Grupo A. O Flamengo permanece com 6 pontos, na segunda posição.
 

Baixar arquivo
Esportes

Botafogo vence Vasco e tem vantagem no jogo de volta da Copa do Brasil

O Botafogo saiu na frente no duelo com o Vasco pela quarta fase da Copa do Brasil. Em uma partida com poucas chances de gol, no Estádio Nilton Santos, o Alvinegro aproveitou melhor as oportunidades e venceu por 1 a 0, com gol de Babi.

Baixar arquivo
Geral

Semana de Trânsito reforça o papel de cada um para o bem coletivo

A cada 60 minutos, em média, pelo menos cinco pessoas morrem vítimas de acidente de trânsito no Brasil, segundo dados da pesquisa do CFM, o Conselho Federal de Medicina, realizada em 2019.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Queimados, sem comida ou casa: animais do Pantanal sofrem com fogo

Hoje, os bichos estão morrendo queimados ou sufocados. Também não conseguem refúgio ou alimento. Mas esse é só o começo, segundo especialistas: mesmo depois das chuvas, até os peixes vão sofrer com os incêndios florestais.

Baixar arquivo
Saúde

Números da Covid-19 desaceleraram no país na 2ª semana de setembro

No período analisado, o Brasil teve uma queda de 30% em relação à semana anterior. Mesmo assim,  o Brasil é o terceiro em número de casos e o segundo com a maior quantidade de mortes no mundo.

Baixar arquivo
Política

Em live, Bolsonaro diz que é contra privatizar Caixa e Banco do Brasil

Presidente também comentou decisão do STF sobre decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello de suspender um inquérito que apura as declarações do ex-ministro da Justiça, Sergio Moro

Baixar arquivo