Estados do Norte sentem efeitos do terremoto na Venezuela

Tremor de Terra

Publicado em 22/08/2018 - 08:05 Por Samanta do Carmo - Brasília

Pelo menos três estados da Região Norte do Brasil sentiram os efeitos do terremoto que atingiu a costa da Venezuela, na tarde dessa terça-feira (21).


Segundo a Fundação Venezuelana de Investigações Sismológicas, o tremor ocorreu por volta das 17h30, no horário local, e teve magnitude de 6.3 na escala Richter.


O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo apontou magnitude de 7.2. O Serviço Geológico dos Estados Unidos também calculou o terremoto acima de 7 pontos na escala Richter.


Em Manaus, o Corpo de Bombeiros registrou 15 chamados em decorrência do terremoto vindos de diversos pontos da cidade como Ponta Negra, centro, Adrianópolis e Dom Pedro.


Na capital amazonense, os efeitos foram sentidos em edifícios mais elevados. Prédios foram evacuados e o Corpo de Bombeiros realizou vistorias em alguns pontos.


Em Macapá, o prédio onde funciona a universidade Unip teve de ser evacuado. Moradores de Laranjal do Jari, também no Amapá, relataram pelas redes sociais que árvores caíram por causa do tremor e os moradores correram para as ruas no momento do abalo.


O tremor de terra ainda foi sentido em cidades de Roraima, inclusive Pacaraima, porta de entrada dos imigrantes venezuelanos que chegam ao Brasil.


De acordo com a Fundação Venezuelana de Investigações Sismológicas, os terremotos são comuns no país, que está numa região onde se encontram diferentes falhas sismológicas.


O Corpo de Bombeiros da Amazônia orienta que, caso outro tremor venha a acontecer, as pessoas devem manter a calma e evacuar o local onde o abalo está sendo sentido.


Em abril, um terremoto de magnitude 6.7 na escala Richter, ocorrido no sul da Bolívia, foi sentido em Brasília, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Vários prédios também foram evacuados e vistoriados.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Distrito Federal amplia flexibilização de medidas de restrição

Um novo decreto do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, publicado nesta quinta-feira, flexibiliza o horário de funcionamento de bares e restaurantes e do toque de recolher.

Baixar arquivo
Saúde

CPI da Pandemia: 305 mil mortes poderiam ter sido evitadas, diz médica

Pesquisadores defenderam medidas de contenção e distanciamento social LEi

Baixar arquivo
Segurança

Ronda Maria da Penha divulga número de atendimentos em 2021 no Rio

A Ronda Maria da Penha da Guarda Municipal do Rio atendeu de março a junho deste ano 179 mulheres vítimas de violência e fez 767 acolhimentos por meio de visitas domiciliares ou por telefone. O projeto, iniciado em março, é realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio e conta com 31 guardas municipais e apoio de quatro viaturas adesivadas com faixas na cor lilás e a logomarca do programa.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Pesquisa aponta que borboletas são mais coloridas em áreas preservadas

Uma pesquisa feita na Floresta Amazônica constatou que borboletas são menos coloridas em áreas recentemente desmatadas, em comparação aos ambientes que não sofrem alterações humanas.O estudo foi realizado em parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, da Uni

Baixar arquivo
Geral

Roubo de cabos e grampos paralisa ramais de trens no Rio

Novas ações de vândalos interromperam nesta quinta-feira (24) a circulação de trens da SuperVia em dois trechos do sistema: Belford Roxo e Saracuruna.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil joga a final da Liga das Nações de vôlei nesta sexta-feira

A seleção feminina de vôlei está na decisão da Liga das Nações, disputada em Rimini, na Itália. Nesta quinta-feira (24), as brasileiras superaram o Japão na semifinal por 3 sets a 1. O Brasil enfrentará os Estados Unidos na final nesta sexta-feira (25), às 14h30 (horário de Brasília)

Baixar arquivo