Família pernambucana consegue no STJ manter direito de importar canabidiol

STJ

Publicado em 17/08/2018 - 15:22 Por Dayana Vitor - Brasília (DF)

Um casal de Pernambuco que tem uma filha com paralisia cerebral conseguiu junto ao STJ - Superior Tribunal de Justiça manter o direito de importar o canabibiol (medicamento extraído da maconha) para o tratamento da criança.

 

A vitória ocorreu porque a segunda turma do STJ negou recurso do governo federal que contestava a decisão da justiça pernambucana que permite a família  comprar o produto fora do Brasil e trazê-lo para o país.

 

Remédios a base do canabidiol são proibidos no Brasil, mas os pais de Pernambuco conseguiram a autorização para importar a substância, pois comprovaram que o medicamento é necessário para conter cerca de 240 crises epiléticas sofridas por mês pela filha.

 

Segundo a família, os médicos que acompanham a criança receitaram a substância derivada da maconha, diante da ineficácia dos tratamentos tradicionais.

 

De acordo com a Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, medicamentos sem registro no Brasil ou substâncias de uso proibido, como o canabidiol, podem ser importados por pessoas físicas.

 

Mas, para isso, é necessário fazer um pedido excepcional de importação para uso pessoal na agência.

 

As requisições são analisadas por técnicos do órgão regulador. Eles verificam a eficácia e a segurança do produto e se as substâncias estão devidamente registradas em seus países de origem ou em outros países.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo