Governo transfere 91 venezuelanos de Roraima; outros 700 devem sair em setembro
Um grupo de 91 venezuelanos foi transferido de Roraima para outros estados nessa quinta-feira (30). Quatro chegaram em Brasília, 60 no município de Goioerê, no interior do Paraná, e 27 foram para o Rio de Janeiro.
Com mais essa transferência, somam 278 o número de venezuelanos retirados de Roraima nesta semana e 1.098 desde abril, quando começou o programa de interiorização.
O projeto faz parte dos esforços do governo federal para desafogar o estado de Roraima, sobrecarregado com o aumento do fluxo migratório.
O casal que chegou a Brasília, com dois filhos, estava contente pois as condições do abrigo em Roraima não eram tão boas como a do abrigo no Distrito Federal, explicou a jovem Sthefanny Spinoza, de 25 anos.
A família de Sthefanny veio da cidade de Puerto la Cruz, no litoral venezuelano. Eles foram escolhidos para sair de Boa Vista para Brasília de última hora.
A previsão era trazer a filha de uma imigrante que já se encontra em Brasília. Mas a jovem não estava com a carteira de vacinação completa e foi proibida de viajar, contou a mãe dela, Dioseles Dias, de 52 anos.
A expectativa da Casa Civil da Presidência da República é interiorizar outros 700 venezuelanos ainda em setembro.





