Levantamento do Conselho Federal de Medicina revela situação precária nos postos de saúde do país

Fiscalização

Publicado em 02/08/2018 - 18:40 Por Dayana Vitor - Brasília

Muitos postos de saúde do Brasil têm problemas de infraestrutura, condições inadequadas de higiene, ausência de medidores de pressão e até termômetros. Equipamentos para atender casos de emergência como uma parada cardíaca faltam em diversas unidades básicas de saúde.

 

Todos esses dados foram coletados em levantamento do Conselho Federal de Medicina, divulgado nesta quinta-feira. No período de janeiro de 2014 a dezembro de 2017, os Conselhos Regionais de Medicina visitaram quase cinco mil postos de saúde, ambulatórios, CAPS - Centro de Atenção Psicossocial e clínicas de saúde da família.

 

Os itens para atendimentos iniciais em casos de emergência foram os que mais estavam em falta pelos postos do Brasil durante as fiscalizações. Em quase 70%, não havia máscara para manejar as vias aéreas. Em mais de 60%, não existia desfibrilador para paradas cardíacas ou cânulas de desobstrução das vias aéreas, entre outros materiais importantes para salvar a vida de uma pessoa.

 

Instrumentos básicos para atendimentos simples como termômetros, medidores de pressão não existiam em cerca de 10 % a 20% dos postos fiscalizados. Outros materiais fundamentais também não foram encontrados como explica o presidente do Conselho de Medicina, Carlos Vital:

 

Entre 50 a 30 % das unidades básicas de saúde não existiam equipamentos para exames de visão, auditivos ou para ler radiografia.

 

Para melhorar os atendimentos na saúde pública do país, o presidente da Associação Médica Brasileira, Lincoln Ferreira, argumenta que seria necessário criar uma lei sanitária.

 

Em nota, o Ministério da Saúde disse que a responsabilidade sobre a estrutura e equipamentos das unidades básicas de saúde é dos estados e municípios.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo